A 3ª Companhia de Bombeiros Militar de Brusque realizou, na tarde desta quarta-feira (27), um simulado de treinamento de salvamento em altura na Ponte Arquiteta Andrea Patrícia Volkmann, conhecida como “ponte amarela”, próxima ao pavilhão da Fenarreco. A atividade faz parte da capacitação contínua da corporação e envolveu bombeiros de diferentes cidades da região.
Segundo o soldado Alisson, o exercício integra o curso T-SALT (Treinamento de Salvamento em Altura), que reúne efetivos do 3º Batalhão e da 7ª Companhia de Blumenau, além de equipes de Timbó, Gaspar e Brusque.
“O objetivo maior é aplicar algumas técnicas exclusivas do salvamento em altura da corporação, desde a introdução de nós, amarrações, ancoragens, até movimentos em locais íngremes, com utilização de macas verticais e resgates em altura. Ontem tivemos a parte operacional dentro da sede, e hoje estamos em ambiente urbano, trazendo uma operação mais real”, explicou.
Durante o treinamento, os bombeiros utilizaram maca envelope, tripé de resgate e técnicas específicas para situações como queda de veículo em barranco ou trabalhador suspenso em altura.
“Na simulação de hoje, vamos reproduzir um cenário de resgate de trabalhador em altura, conhecido como resgate do pintor, além do içamento de maca com vítima e resgatista a partir da ribanceira até a parte superior da ponte”, detalhou o soldado Lunardelli.
Ao todo, participaram 20 alunos e dois instrutores, em um treinamento com duração de 16 horas, divididas entre teoria e prática.
“A corporação se preocupa em manter treinamentos periódicos em diversas áreas. Hoje contemplamos a altura, trazendo equipamentos e técnicas atualizadas pela coordenadoria para o efetivo operacional”, completou o soldado Alisson.




