Intervalo Animado aproxima Apae de Brusque da comunidade

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque teve mais uma edição do Intervalo Animado. O projeto tem o intuito de fortalecer a interação dos educandos e da entidade com a comunidade. Além disso, foi mais uma oportunidade de celebrar os 70 anos da instituição. Projeto esse realizado nesta terça-feira (26).

Responsáveis pelo “Intervalo Animado”, Evailson Inomata, o Vavá; Bruna dos Santos e Tacia Gabriela Medina, contam que o projeto foi inicialmente realizado pelo professor Marcelo da Silva Gomes, que não atua mais no local. 

“Era um projeto muito incrível para não darmos continuidade, então formamos uma equipe, que trouxe ideias e uma nova roupagem para a proposta”, explicou o professor Vavá. 

Ele conta que o projeto é transmitido ao vivo pelas redes sociais da instituição e é uma forma de mostrar e divulgar para a comunidade as ações e atividades promovidas na Apae de Brusque. “Usamos esse momento para falar sobre o que realizamos no dia a dia e também para contar um pouco dos 70 anos da nossa instituição. Temos colaboradores e educandos convidados, que compartilham sua história conosco e com quem nos acompanha através da live. Dessa forma, a comunidade também se envolve e conhece mais do trabalho desenvolvido”, frisou. 

A professora Bruna dos Santos completa que a ideia do projeto continua a mesma. “A essência permanece, mas trouxemos mudanças como os recados em vídeo. Eu faço a parte de apresentação, temos a Tacia nos bastidores e a Ana integrando musical. Dividimos as funções para não sobrecarregar ninguém”. 

Também responsável pelo projeto, Tacia Gabriela Medina, fala que os educandos aprovaram o novo formato. “Os nossos usuários têm muita arte pulsando dentro deles. Para nós, é um prazer vê-los se divertindo, aplaudindo e cantando junto”, afirmou.

Saiba mais
Fundada em 14 de setembro de 1955, a Apae de Brusque é a primeira Apae formada em Santa Catarina e a segunda constituída no Brasil. Seu início foi marcado após o nascimento de Pierre Moritz, filho dos saudosos Ruth e Carlos Moritz, que frequentou a entidade até 2022. Atualmente, 324 usuários recebem atendimento.

Ao longo da trajetória da Apae, pais e amigos se juntaram à caminhada e contribuem de forma permanente, visando o fortalecimento da instituição e a qualidade dos serviços prestados. A Apae de Brusque é uma organização civil, sem fins lucrativos, que tem como missão proporcionar atendimento a pessoas com deficiência intelectual, múltipla e transtorno do espectro autista, oportunizando ações em defesa de seus direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços educacionais, clínicos e assistenciais de apoio às famílias de seus usuários, direcionados a melhoria na qualidade de vida e a construção da cidadania através da inclusão escolar, profissional e social.

Apae solicita voluntários para atuar na festa da entidade

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque realiza, nos dias 12 e 13 de setembro, sua tradicional festa. Para auxiliar, a entidade solicita voluntários para atuarem em diversos setores do evento. Em ambos os dias, a programação inicia às 18h. Para participar, é necessário ter mais de 18 anos. Após a festa, será fornecida declaração aos acadêmicos que necessitam de horas...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Esgoto a céu aberto preocupa moradores da Ponta Russa

Na manhã desta quinta-feira (28), a reportagem da Cidade FM esteve na comunidade da Ponta Russa, em Brusque, para ouvir a denúncia do morador Breno Raizer. A situação relatada é grave: esgoto a céu aberto, acúmulo de entulhos e a proliferação de pragas como caramujos, que representam risco direto à saúde dos moradores. O problema acontece a apenas 70 metros da rua principal, próximo a uma mercearia e à...
Continuar lendo...

Referência regional, UTI Neonatal do Azambuja celebra três anos salvando vidas

A UTI Neonatal Maria Ogliari Venzon, do Hospital Azambuja, completou três anos de funcionamento em 2025. Desde a inauguração, em 28 de junho de 2022, a unidade se tornou referência no atendimento a recém-nascidos em situação de risco. Nesse período, já foram mais de 600 internações de bebês vindos não apenas de Brusque, mas também de diversas cidades catarinenses como Balneário Camboriú,...
Continuar lendo...