(VÍDEO) Engenheira e diretor da Fundema explicam situação do mau cheiro no Rio Itajaí-Mirim

O mau cheiro sentido por moradores e motoristas que passam pela região da margem esquerda da Beira-Rio voltou a gerar debate em Brusque. A situação, relacionada à atuação da empresa Rio Vivo, reacendeu questionamentos sobre a responsabilidade da fiscalização e as medidas que podem ser tomadas pelo poder público para resolver um problema que já dura anos.

O tema foi tratado em entrevista no programa Rádio Revista Cidade, na manhã desta sexta-feira (29), com a participação do diretor da Fundema, Leonardo Pereira, e da engenheira sanitarista Tairine Tomil Heckert. Eles esclareceram pontos técnicos sobre o processo que gera o odor e também explicaram os limites e possibilidades de ação do município diante das denúncias.

Segundo Tairine, o processo de tratamento de efluentes inevitavelmente gera cheiro. “A atividade em si é uma atividade que gera odor. Isso é inevitável. A questão é a gente entender se o que eles estão propostos a fazer lá está funcionando corretamente”, disse. Ela explicou que o desequilíbrio biológico dentro do sistema pode intensificar o problema: “Se o pH não está de acordo, o processo pode não estar ocorrendo da forma que deveria ocorrer, e se o gás está saindo de lá é porque tem mais gás do que deveria ter”.

Ainda de acordo com a engenheira, existem mecanismos para amenizar o incômodo. “Eles têm alguns equipamentos, inclusive o lavador de gases, que faz como se a gente realmente lavasse o gás que está saindo dali para tirar um pouco das partículas”, explicou. Tairine também esclareceu que o impacto na saúde é improvável: “Como é um ambiente aberto, dificilmente ele vai prejudicar a saúde da população. É mais o desconforto mesmo”.

O diretor da Fundema destacou que a responsabilidade inicial da fiscalização é do Estado. “O órgão que licenciou, que deu a licença de operação para a Rio Vivo, é o IMA, é o órgão do Estado”, afirmou. No entanto, Pereira ressaltou que o município também tem espaço para agir: “A competência de fiscalização é concorrente. Ela abrange tanto o órgão federal, quanto o estadual, quanto o municipal”.

Leonardo acrescentou que, diante da omissão do Estado, a prefeitura pode adotar medidas mais severas. “Se o órgão licenciador for omisso, a Fundema obtém juridicamente uma capacidade de fiscalização e de autuação”, disse. Ele explicou que a empresa já foi notificada, mas não apresentou respostas satisfatórias: “Foram mais de mil páginas, mas nenhuma das providências que pedimos foi comprovada. Então, com base nisso, estamos tomando uma providência mais incisiva”, concluiu.

Brusque continua preparação para enfrentar o CSA no Augusto Bauer

Na tarde desta quinta-feira (28), o elenco do Brusque realizou mais uma atividade de preparação no CT do América. O técnico Bernardo Franco comandou um treino, com ênfase nas bolas paradas ofensivas e defensivas. O Quadricolor segue firme na sua rotina de treinamentos, de olho no próximo compromisso da temporada, contra o CSA, neste sábado (30), às 17h, no estádio Augusto Bauer.
Continuar lendo...

SC conquista novamente 1° lugar em ranking de segurança pública entre os estados

Os dados constantes no Ranking de Competitividade entre os Estados, divulgado nesta quarta-feira (27), pelo Centro de Liderança Pública (CLP), não só evidenciam a excelência do Sistema de Segurança Pública de Santa Catarina, como consolidam sua posição de Estado mais seguro do País. Na edição 2025 da publicação nacional, além de garantir mais uma vez a segunda colocação geral,...
Continuar lendo...

Procurado pela Justiça é preso em casa, no Nova Brasília

Um procurado pela Justiça foi preso na noite desta quinta-feira (28), em Brusque. Ele tinha um mandado de prisão contra si, cumprido pela Polícia Militar por volta das 21h15. A guarnição já tinha conhecimento de que um homem, no bairro Nova Brasília, tinha a ordem judicial contra ele. Munidos de informações, os policiais foram até onde ele estava, em casa, e o prenderam. Segundo a PM, o mandado era pelo crime de...
Continuar lendo...