Secretaria de Saúde promove capacitação sobre registros de enfermagem

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Brusque realizou, nesta quinta-feira (28), na Uniasselvi, uma capacitação sobre registros de enfermagem com o tema “Anotação e Evolução com Responsabilidade”, reunindo 160 profissionais de enfermagem da rede municipal de saúde.

O objetivo do encontro foi qualificar as práticas de anotação e evolução em enfermagem, fundamentais para garantir a continuidade do cuidado, além de assegurar respaldo ético e legal aos profissionais.

De acordo com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), os registros são um dever ético e legal e devem ser feitos de forma objetiva, legível, sem rasuras e utilizando sempre linguagem técnica adequada.

A capacitação foi dividida em duas turmas, nos períodos matutino e vespertino, e faz parte do calendário de formações da Secretaria Municipal de Saúde, reafirmando o compromisso com a valorização profissional e a melhoria dos serviços prestados à população.

O evento foi organizado pela enfermeira responsável técnica da Secretaria Municipal de Saúde, Grazielle dos Santos, e contou com a palestra da conselheira do Coren-SC e coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Silvana Alves Benedet Ofugi Rodrigues.

“Foi uma satisfação organizar a palestra sobre registros de enfermagem para os profissionais de saúde de Brusque. Pensamos em cada detalhe para atender a uma necessidade da rede e, no dia, a participação mostrou a importância do tema e o compromisso do município em qualificar a assistência de enfermagem”, destacou Grazielle.

Durante a capacitação, foi reforçada a importância dos registros de enfermagem, que consistem no conjunto de anotações realizadas pelos profissionais durante a assistência ao paciente. Essas anotações devem documentar, de forma clara, completa e cronológica, todas as observações, procedimentos realizados, cuidados prestados e a evolução clínica do paciente.

“Os registros corretos de enfermagem são de suma importância no que se refere à ética e à legalidade. Eles são essenciais para a segurança do paciente e também para a segurança legal do próprio profissional”, pontua Silvana Alves Benedet Ofugi Rodrigues. “O convite para palestrar é muito importante para nós, do Conselho Regional de Enfermagem, pois representa uma oportunidade de estarmos próximos aos profissionais e orientá-los sobre a conduta adequada na assistência”, conclui. 

Os registros de enfermagem cumprem finalidades essenciais, como:

Garantir a continuidade do cuidado, funcionando como instrumento de comunicação entre a equipe multiprofissional;

Assegurar respaldo ético e legal ao profissional, uma vez que “o que não está registrado, não existe” no âmbito da assistência;

Fornecer dados para gestão, auditoria e pesquisa na área da saúde;

Promover a segurança do paciente, garantindo qualidade, transparência e confiabilidade na assistência.

(VÍDEO) Carro desce ribanceira no bairro Limeira

No início da tarde desta sexta-feira (29), o Corpo de Bombeiros de Brusque foi acionado para atender uma ocorrência em que um carro caiu em uma ribanceira. O fato ocorreu por volta das 12h20, na rua Estrela Dourada, no bairro Limeira. Segundo informações apuradas pela reportagem da rádio no local do acidente, moradores da região viram o carro cair na ribanceira e resolveram chamar os militares caso houvesse alguém dentro do...
Continuar lendo...

Feto é encontrado abandonado em lixo

Na madrugada desta sexta-feira (29), um feto foi encontrado em meio ao lixo no Centro de Florianópolis. O corpo estava dentro de um saco plástico, ainda junto da placenta. Segundo informações da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), o feto foi localizado por populares, que imediatamente acionaram a guarnição. Ao chegarem ao local, os policiais confirmaram que o bebê já não apresentava sinais vitais. A área foi...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Engenheira e diretor da Fundema explicam situação do mau cheiro no Rio Itajaí-Mirim

O mau cheiro sentido por moradores e motoristas que passam pela região da margem esquerda da Beira-Rio voltou a gerar debate em Brusque. A situação, relacionada à atuação da empresa Rio Vivo, reacendeu questionamentos sobre a responsabilidade da fiscalização e as medidas que podem ser tomadas pelo poder público para resolver um problema que já dura anos. O tema foi tratado em entrevista no programa Rádio Revista...
Continuar lendo...