No Conexão 92 desta sexta-feira (29), foi entrevistado o presidente da Associação dos Profissionais de Comunicação e Empreendedores, Marciano Machado. A entidade, criada em 2018 em Brusque, passa agora a ter abrangência estadual e adota o nome de Aproecesc – Associação dos Profissionais e Empreendedores em Comunicação do Estado de Santa Catarina. A eleição e a posse da nova diretoria acontecem na Câmara de Vereadores de Canelinha.
Marciano, proprietário do portal Olho Vivo Can, de Canelinha, inicia seu segundo mandato à frente da associação. Ele destacou que a estadualização é a realização de um objetivo antigo: unir comunicadores independentes de todas as regiões do estado. “A intenção é trazer unidade. Hoje nasce em Brusque uma associação que se torna estadualizada, com a presença de representantes de cerca de 20 municípios”, afirmou.
Entre as cidades que já confirmaram participação estão Brusque, Guabiruba, Gaspar, Blumenau, Pomerode, Joinville, Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Tijucas, Canelinha, Biguaçu, Florianópolis e Criciúma. Para atender também profissionais de regiões mais distantes, como o Oeste, serão criados núcleos regionais.
Durante a entrevista, Marciano reforçou a necessidade de valorização da imprensa, lembrando que jornalistas foram considerados essenciais na pandemia e que não podem ser descredibilizados. “Precisamos acabar com a ridicularização contra a imprensa. O jornalista tem importância suprema, assim como médicos e professores. Não somos inimigos, somos agentes da verdade”, disse.
A nova diretoria conta com cerca de 16 integrantes de diferentes cidades. Para os próximos dois anos, estão previstos projetos como a primeira Feira da Comunicação de Santa Catarina, workshops, encontros de integração e um jantar comemorativo no Dia da Comunicação.
“Não ande sozinho. Juntos podemos correr mais fortes. Esse é o recado que deixo aos comunicadores de todo o estado”, concluiu o presidente.



