ACIBr discute obras na Escola João Boos e novos acessos para Guabiruba

A conclusão das obras de reforma e ampliação na Escola de Educação Básica João Boos e os novos acessos para o município de Guabiruba foram pautas da Reunião Itinerante de Diretoria da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr). O encontro, na tarde desta segunda-feira, 1º de setembro, reuniu autoridades como o prefeito do município, Valdir Zirke; seu vice, Cledson Kormann; a coordenadora regional de Educação, Flavia Dalonso; o proprietário da Itaquá Construções, Wilson José Franceschi; o assessor da secretaria de Infraestrutura de Santa Catarina, José Luiz Colombi e a diretora da EEB João Boos, Maria Aparecida Voos Petroski. O Núcleo de Empresários de Guabiruba, por meio de sua presidente, Luana Schumacher, foi o anfitrião do encontro, realizado na sede do Executivo municipal. 

Após 12 anos marcados por paralisações e conflitos, as dificuldades para reforma e ampliação da EEB João Boos estão sendo superadas. “Nós devemos ter, até o final do ano, esta obra concluída. Com a união de todos, foi possível fazer o projeto andar”, comemora o presidente da ACIBr, Marlon Sassi. 

A coordenadora do Núcleo de Empresários de Guabiruba, Luana Schumacher, também se mostrou satisfeita com os resultados apresentados durante o encontro. “Havia preocupação com a educação do município e, infelizmente, esta questão da Escola João Boos dependia do Estado. A lição que fica é a de que devemos estreitar lados, tanto com a coordenação regional quanto com o secretariado estadual, para que possamos colher bons frutos para a nossa cidade”, afirma. 

Presente na reunião, a coordenadora regional de Educação, Flávia Dalonso, reforçou a entrega da EEB João Boos para os próximos meses, entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026. “Vamos concluir esta obra que há muito tempo está sendo esperada pela população. Para o próximo ano, os alunos terão uma escola nova”, garantiu. 

Segundo ela, o envolvimento da prefeitura de Guabiruba e, sobretudo, da classe empresarial representada pela ACIBr, foram decisivos na conclusão deste processo. “São pessoas que trabalham voluntariamente pelo bem da comunidade, com o entendimento de que a educação para as crianças e adolescentes é algo decisivo para o futuro social e econômico da região”, acrescenta. 

Há pouco mais de um ano, a empresa Itaquá Construções assumiu a obra. Neste período, foram ampliadas as salas modulares. “Reformamos o bloco 1, parte do refeitório e cerca de 50% do bloco 2, que tem dois pavimentos. Agora, falta a área atrás do campo de futebol e o ginásio de esportes. Pelo cronograma do Estado, a obra está 70% concluída”, comenta o proprietário da empresa, Wilson José Franceschi.

Novos acessos
As ligações entre Guabiruba, Gaspar e Blumenau, através da SC-420, e o novo acesso entre Brusque e Guabiruba, por meio dos bairros Rio Branco e Varginha, também contaram com atualizações. 

“Sobre a SC-420, nós já tivemos o contato com os prefeitos dos três municípios, que têm interesse na obra. O mesmo ocorre com os presidentes das ACIs de Brusque, Gaspar e Blumenau. Por isso, assinamos um documento, pedindo que a Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve) desenvolva um projeto para cada cidade e contamos com o apoio de Nene Colombi, que é o assessor do secretário de Infraestrutura do Estado, Jerry Comper. Já temos a garantia que, com o projeto em mãos, será executada a pavimentação dos trechos que competem a cada cidade”, ressalta Marlon. 

De acordo com o presidente da ACIBr, nesta quinta-feira, 4 de setembro, haverá uma reunião da Amve e, mesmo que o ofício já tenha sido entregue, ele pretende se fazer presente no encontro para reforçar a importância do projeto. 

Já com relação ao novo acesso entre Brusque e Guabiruba, Marlon conta que o projeto deve ser elaborado pela prefeitura de Brusque e que mantém contato com o vice-prefeito, Deco Batisti, acompanhando os trâmites para que a obra aconteça. 

Outra novidade apresentada durante a reunião foi a edificação de uma ponte, que vai substituir a antiga ponte de arame, no bairro Cristalina, melhorando o acesso entre Guabiruba e Botuverá. 

A coordenadora do Núcleo, Luana Schumacher, também comentou as obras relacionadas à infraestrutura. “Nós temos pressa, sobretudo nesta ligação de Guabiruba com o bairro Rio Branco, para desafogar o trânsito do bairro Guarani. É um assunto que discutimos pela primeira vez em 2019 e que ainda não tem um projeto pronto, mesmo se tratando de um trajeto curto. Esperamos que os recursos cheguem e que haja continuidade no próximo ano. Já com relação à SC-420, a nossa preocupação é com a segurança e com as vias de escoamento, por isso também a ligação com o bairro Rio Branco é importante”, observa Luana. 

O assessor da secretaria de Infraestrutura de Santa Catarina, José Luiz (Nene) Colombi explica que agora é uma corrida contra o tempo a elaboração dos projetos e a entrega na pasta estadual, para que a liberação de recursos ocorra antes do período eleitoral de 2026. “Estamos trabalhando com o presidente da Amve a questão do acesso entre Guabiruba, Gaspar e Blumenau e, com o próprio governador, a nova ligação entre Brusque e Guabiruba. Precisamos correr para elaborar os projetos e entregar na Infraestrutura”, reforça. 

O prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke, se mostrou otimista com relação às obras previstas. “Quando os pedidos são frutos da união de municípios e de associações empresariais, eles chegam na mesa do governador com mais força e representatividade. Juntos, vamos buscar recursos para que as obras aconteçam”, expressa.

(VÍDEO) Moradores relatam presença de pitbulls soltos durante a noite

Moradores do bairro Águas Claras estão preocupados com uma situação que vem se repetindo nas últimas semanas: dois cachorros da raça pitbull têm sido vistos soltos pelas ruas durante a noite. De acordo com relatos encaminhados à emissora, além de imagens a que a reportagem teve acesso, os animais correm pela rua principalmente no período noturno. Em alguns momentos, chegam até a frente de residências onde...
Continuar lendo...

Quatro homens são presos por tráfico de drogas

Uma operação da Polícia Militar resultou na prisão de quatro homens por tráfico de drogas na noite desta segunda-feira (1), no bairro Taboleiro, em Camboriú. Durante a ação, foram apreendidos mais de 84 quilos de maconha, distribuídos entre dois imóveis e um veículo. A abordagem teve início quando policiais interceptaram um Honda Civic na rua Marmeleiro. No interior do carro estavam dois...
Continuar lendo...

Concorrência esquenta e derruba preço da gasolina em Brusque

Os motoristas de Brusque têm motivos para comemorar nos últimos dias. O preço dos combustíveis, principalmente da gasolina, apresentou queda significativa após a abertura de um novo posto na cidade, chegando a registrar redução de aproximadamente 8.8%. Imagens feitas pela reportagem na tarde desta terça-feira (2) mostram que, no posto recém-inaugurado na avenida Primeiro de Maio, o litro da gasolina é vendido a R$ 5,89. O...
Continuar lendo...