A Prefeitura de Brusque formalizou sua adesão ao Programa de Fortalecimento das Atividades de Corregedoria (Procor), da Controladoria-Geral da União (CGU), e implementou o sistema informatizado ePAD para a gestão de processos correcionais. A medida moderniza e unifica os procedimentos administrativos, que antes eram realizados de forma física ou descentralizada, passando a ser totalmente digitais, com registros integrados e maior transparência.
O ePAD inclui o Processo Eletrônico Correcional (PEC) e automatiza a emissão de certidões, colocando Brusque como o primeiro município no Brasil a utilizar plenamente essas ferramentas, além de realizar a geração automática de certidões dentro do Sistema de Certidões.
A adoção do sistema traz benefícios como maior agilidade, segurança e rastreabilidade, e representa um marco na gestão pública local. Segundo Monique Ferreira Valadares, do Setor de Processos Administrativos Disciplinares, o desafio de catalogar os processos no ePAD exige rigor técnico e alinhamento com o sistema nacional de referência.
Brusque, agora pioneiro na digitalização dos processos administrativos, aposta na inovação e simplificação dos procedimentos para garantir uma gestão pública mais eficiente e responsável. O evento "Missão ImPADível", realizado em julho, foi uma das ações para sensibilizar os agentes públicos sobre as melhores práticas na gestão pública ética e transparente.
A iniciativa foi elogiada pela CGU, que reconheceu os avanços de Brusque na implementação do ePAD, destacando os ganhos em transparência e eficiência na gestão pública.