Os vereadores de Brusque aprovaram em segunda votação, na sessão desta terça-feira (16), um projeto de lei do Poder Executivo que institui a Escola Municipal de Trânsito na cidade. A iniciativa, que será ligada à Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram), tem como objetivo principal educar e conscientizar motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas para um trânsito mais seguro.
De acordo com o vereador Paulinho Sestrem, a criação da escola é um passo fundamental para o município, pois o Código de Trânsito Brasileiro já previa a existência de escolas públicas de trânsito desde 1997.
"Brusque entra para a história nessa questão de educação para o trânsito", afirmou o vereador.
A Escola Pública de Trânsito de Brusque será um centro de treinamento e conscientização, oferecendo palestras e cursos de sinalização. A iniciativa contará com a participação de agentes de trânsito, técnicos e parcerias com a Polícia Militar, Secretaria de Educação e escolas públicas e privadas.
O vereador destacou que os treinamentos e palestras serão oferecidos de forma gratuita à população.
Sestrem ressaltou a importância da educação no trânsito, destacando que, apesar da fiscalização ser necessária, a educação é o fator principal para a segurança.
"Nós sabemos que a educação é fundamental, claro que a fiscalização é necessária, mas a educação é fundamental", concluiu.
O projeto, segundo o vereador, dará total respaldo à Setram para realizar o trabalho de conscientização e treinamento em busca de um trânsito mais seguro para todos em Brusque.