Precisou ser aplicada uma técnica urgente de primeiros socorros ao ferimento da idosa acidentada na manhã desta quarta-feira (17), no bairro Santa Terezinha, em Brusque. A ocorrência envolveu um caminhão – a parte frontal, o cavalinho.
As equipes de socorro foram acionadas por volta das 07h36 à Rua Santos Dumont. No local, os bombeiros já encontraram a equipe do Samu em atendimento na estabilização, imobilização e contenção da hemorragia na panturrilha da vítima de 66 anos. Segundo a corporação, a guarnição policial precisou utilizar um torniquete.
O Samu conduziu a motociclista ao hospital. Já o motorista, de 27, não sofreu ferimentos.
O que é e como funciona
O torniquete é uma técnica de primeiros socorros usada em situações de emergência para conter hemorragias graves em membros – braços ou pernas – e consiste em apertar fortemente o membro, acima do local do sangramento, com uma faixa, cinto ou equipamento específico.
A pressão interrompe a circulação de sangue naquela parte do corpo, evitando que a pessoa continue perdendo sangue até o atendimento hospitalar, mas só é usada em casos extremos, quando a perda de sangue não pode ser controlada de outro jeito, como na compressão direta ou curativo.
*Com informações atualizadas do Corpo de Bombeiros