Operação Amor Bandido cumpre prisões e mira líderes de esquema criminoso

Na quarta-feira (17), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Combate às Drogas do Departamento de Investigação Criminal de Florianópolis (DECOD/DIC), deflagrou a 2ª fase da operação “Amor Bandido”, como parte do aprofundamento no combate ao tráfico de drogas associado ao Sistema Prisional, com foco na repressão qualificada aos verdadeiros responsáveis pela articulação e manutenção da atividade criminosa.

Nesta nova etapa, foram cumpridas quatro prisões preventivas, todas decretadas pela Vara Regional de Garantias da Capital, com base nos elementos colhidos ao longo da investigação.

A 1ª fase da operação “Amor Bandido”, deflagrada em julho de 2025, revelou um esquema organizado em que esposas e familiares de detentos atuavam como intermediários na remessa de drogas, dinheiro e ordens oriundas do interior dos presídios. Na ocasião, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão — cinco em bairros da Capital e seis no interior de unidades prisionais.

Durante as diligências, na 1ª fase a operação, foram apreendidas substâncias entorpecentes prontas para ingresso no Sistema Prisional, balanças de precisão, valores em dinheiro e vasto material de comunicação, incluindo bilhetes e anotações com conteúdo relevante. Uma pessoa foi presa em flagrante e autuada por tráfico de drogas. Os elementos colhidos reforçaram a atuação estruturada da organização criminosa e a necessidade de ações cirúrgicas contra seus articuladores.

A deflagração desta 2ª fase representa um avanço nas ações de inteligência e investigação policial, com a priorização da identificação e responsabilização dos verdadeiros líderes e operadores logísticos do esquema criminoso, reafirmando o compromisso da DECOD/DIC com a repressão qualificada ao tráfico de drogas e ao crime organizado.

Padrinho é condenado a mais de 23 anos por abuso sexual contra afilhada

Um homem foi condenado a 23 anos e quatro meses de prisão em regime fechado por abusar sexualmente da própria afilhada, uma criança de 9 anos na época dos crimes. A sentença foi divulgada na quarta-feira (17) pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Os abusos ocorreram até maio de 2020, no Litoral Norte de Santa Catarina. Segundo a denúncia do MPSC, os crimes aconteceram na...
Continuar lendo...

Primavera será marcada por chuvas mais frequentes em SC

A primavera de 2025 começa na próxima segunda-feira, (22), às 15h19 (horário de Brasília), e se estende até 21 de dezembro. Diferente do inverno, que é a estação menos chuvosa em Santa Catarina, a próxima estação marca o retorno das chuvas mais frequentes e volumosas, trazendo um aumento natural no risco de temporais. O prognóstico foi discutido no 232º Fórum Climático Catarinense, que...
Continuar lendo...

Jovem que matou e enterrou amigo é condenado a mais de 17 anos de prisão

Uma dívida é o que teria motivado o assassinato de um homem de 29 anos, no bairro Rio Morto, em Indaial.  Era por volta de 20h30 do dia 1º de setembro de 2024, quando o réu de 24 anos, munido de uma carabina de pressão calibre 9 mm, disparou contra o peito da vítima, que estava sentada e desarmada, em sua residência. No dia seguinte, o réu transportou o corpo até uma área em Pouso Redondo, onde o enterrou em uma cova de...
Continuar lendo...