Na manhã desta sexta-feira (19), a empresa Zen S.A. e organizadoras do evento Elas por Elas, realizaram o plantio de 35 árvores nativas no Parque Zoobotânico, na trilha Carbono Neutro, parceria com a startup Neutraliza. A ação visa compensar as emissões de gases de efeito estufa de diferentes eventos realizados pelas empresas.
“Nós trabalhamos com a quantificação e a compensação das emissões, tanto da indústria quanto de eventos. Hoje estamos fazendo a compensação das emissões do evento Elas por Elas, com quem já temos uma parceria de mais de três anos. Realizamos toda a quantificação das emissões e proporcionamos a compensação por meio do plantio de árvores”, explicou a fundadora e diretora de sustentabilidade da Neutraliza, Damares Padilha.
A Neutraliza firmou uma colaboração com o Zoobotânico em 2023, dando início a ação de arborização e à criação de trilhas ecológicas nomeadas de Carbono Neutro distribuídas por todo o parque. As empresas envolvidas nos plantios são aquelas que já possuem projetos com a startup.
“Organizamos o evento Elas por Elas, uma vez por ano. É um encontro de empreendedorismo feminino, com foco em desenvolver outras mulheres. Desde 2023, conhecemos a Neutraliza e ficamos encantadas com a possibilidade de contribuir, devolvendo ao meio ambiente parte do impacto da poluição”, destacou a coorganizadora do Elas por Elas, Thayse Machado.
“Esse é o nosso quarto plantio, e estamos muito felizes, porque é o segundo realizado aqui no Zoobotânico. Já plantamos também no Parque das Esculturas e no Sesc”, acrescentou Thayse.
A empresa Zen S.A. realiza a compensação de carbono de todos os seus eventos. “Todos os eventos que realizamos na empresa como a Semana de Segurança, a Semana de Recebimento de Fornecedores e a Semana Lean nós decidimos neutralizar as emissões, com foco também nas mudanças climáticas. Isso já faz parte das ações que a Zen vem desenvolvendo internamente. Então aproveitamos o Dia da Árvore para contribuir com o meio ambiente e com a preservação do Zoo, uma área tão legal”, compartilhou a engenheira ambiental da Zen S.A., Gabriela Lamim.
Desde o início da parceria entre o Parque Zoobotânico e a startup Neutraliza, o espaço já recebeu 120 mudas de árvores nativas, contribuindo para a ampliação da flora local.