(VÍDEO) Sindicont celebra 55 anos com baile dançante

O Sindicato dos Contabilistas de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Sindicont) celebrou 55 anos de fundação com baile dançante na última sexta-feira, 19 de setembro, na Sociedade Esportiva Bandeirante. O evento, que reuniu autoridades e associados, foi marcado por homenagem aos sócios-fundadores e ex-presidentes.

O presidente do Sindicont, Heriberto Cesar Vieira, destaca a importância e o significado da celebração. “São 55 anos de muitas lutas, atravessando mudanças e atualizações. O Sindicont foi fundado como associação em 1970 e, três anos depois, se transformou em sindicato. Estar aqui é reverenciar os fundadores, ex-presidentes, diretores e todos os associados. Com gratidão e alegria, estamos dando sequência a este legado, sempre em busca de união, aperfeiçoamento e capacitação da categoria”, pontuou.

Segundo ele, a atuação do Sindicont ao longo de mais de cinco décadas tem sido decisiva para o aprimoramento dos escritórios de contabilidade frente a um cenário que muda constantemente. “Há uma necessidade muito grande do mercado por este profissional e falta mão de obra em Brusque e na região. Quem termina a faculdade hoje já está empregado, ou seja, é uma profissão importante e precisamos ter orgulho de ser contador”, expressou.

Representando os sócios-fundadores e ex-presidentes da entidade, Guinter Krieger fez o uso da palavra. “Tenho muitas lembranças da fundação, ao lado do meu colega Antônio Cervi e João Schoning, este último para quem transmiti o cargo de presidente, em 1976, aqui mesmo no Bandeirante, na sede aquática. Um fato importante é a presença de mulheres na diretoria, algo que não se tinha lá no início, e a representatividade estadual, com a presença da federação e do CRC. Eu só guardo lembranças boas deste início de associação, logo transformada em sindicato e que até hoje representa uma profissão tão necessária para as empresas”, garantiu.

O vice-prefeito de Brusque, André Batisti, cita o diálogo aberto entre o poder público e a entidade, refletindo sobre avanços que façam sentido para o desenvolvimento econômico. “O Sindicont nos ajuda, inclusive, a melhorar nossos procedimentos internos de atendimento ao cidadão. Já na próxima semana, inclusive, teremos mais um evento em conjunto, o que comprova esta parceria com o setor da contabilidade de Brusque”, afirmou.

 

Reconhecimento estadual

A vice-presidente Litoral da Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc), Regiane Waltrick, enalteceu a história e a parceria do Sindicont. “É uma entidade que caminha ao nosso lado e atua na defesa e no fomento do setor”, disse.

Segundo ela, manter-se unido e atualizado nunca foi tão importante como nos tempos atuais, em que o Brasil atravessa uma reforma tributária. “Temos um grande desafio pela frente. A reforma tributária chegou e será necessário muito estudo em conjunto. Mais uma vez o associativismo será essencial para caminharmos em sintonia, atualizados e fortalecidos”.

A presidente do Sindicato das Empresas Contábeis de Santa Catarina (Sescon), Maria Salete Rodrigues Pacheco, elogiou a jornada do Sindicont e a decisão de celebrar este evento com o objetivo de agradecer aos antecessores e celebrar com os escritórios associados. “Desejo sucesso, prosperidade e vida longa para esta entidade que representa tão bem a classe contabilista de Brusque, Guabiruba e Botuverá. Também coloco o Sescon à disposição para o trabalho em conjunto, sobretudo neste momento tão importante de reforma tributária. Precisamos de conhecimento para assessorar e trazer segurança às empresas”, reforçou.

Liliane Maria Novaes, vice-presidente de Controle Interno do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC), também aproveitou o baile dançante para estreitar os laços entre as entidades. “O Conselho tem a prerrogativa de apoiar os sindicatos, capacitar e fiscalizar o exercício da profissão. Hoje, oferecemos diversas formações gratuitas para todos os eixos de atuação. Acredito que a principal contribuição está mesmo relacionada à educação continuada, da qual o Sindicont Brusque sempre é parceiro”, salientou.

Presidentes homenageados

1.           Antônio Cervi – Gestão 1971 a 1972

2.           Guinter Krieger – Gestão 1973 a 1975

3.           João Celso Schoning, Pereira (In memoriam) Gestão 1976 a 1982

4.           Jorge Luiz Zimermann – Gestão 1982 a 1988

5.           Cláudio Roberto Bonamente – Gestão 1989 a 1991

6.           Sérgio Witkowsky – Gestão 1992 a 1994

7.           Onildo José Pereira (in memoriam) - Gestão 1995 a 2000

 8.          Cláudia Furtado – Gestão 2001 a 2008

9.           Henriqueta Tereza Zucco Fantini – Gestão 2009 a 2011

10.         Pedro Afonso Hoffmann - Gestão 2011 a 2017

11.         Beno Alcides Buttchevits – Gestão 2018 a 2020

12.         Sinésio Jacomossi – Gestão 2021 a 2023

13.         Heriberto César Vieira – Gestão 2024 a 2026

(ÁUDIO) Apesar do volume de chuva, Brusque não registrou ocorrências

A passagem de uma frente fria por Santa Catarina trouxe volumes significativos de chuva em Brusque neste fim de semana. Até as 7h desta segunda-feira (22), porém, não houve registro de ocorrências no município. Nas últimas 24 horas, Brusque acumulou 50,40 mm de chuva. Em cidades vizinhas, os índices também foram: Vidal Ramos registrou 41,93 mm, Botuverá 71,87 mm e Guabiruba 65,8 mm. Em relação ao Rio...
Continuar lendo...

Acidente entre três veículos fere motociclista no Centro

Três veículos se envolveram em um acidente na tarde deste último domingo (21), em Brusque. A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros por volta das 15h30, na Rua Gustavo Schlosser, na região central. Dentre os envolvidos, dois são carros: um Fiat Palio, de cor prata, conduzido por um idoso de 72 anos; e um Fiat Bravo, de cor azul, que tinha como motorista um homem de 27 anos. Ambos os automóveis tinham placas de Brusque. Os condutores...
Continuar lendo...

Primavera chega a SC trazendo contrastes: chuva forte e geada

A semana começa com mudanças bruscas no tempo em Santa Catarina, bem no início da primavera, que chegou trazendo instabilidade e contrastes no clima. Depois de dias abafados, uma frente fria avança pelo estado e já altera as condições a partir desta segunda-feira (22), com chuva forte e queda acentuada nas temperaturas. Segundo a Defesa Civil estadual, a manhã será marcada por temporais do centro ao leste catarinense, com risco...
Continuar lendo...