Não é a primeira vez que a Cidade FM noticia casos de entulhos jogados pelas calçadas de Brusque, e isso também parece estar longe de ter um fim. Na manhã desta terça-feira (23), a reportagem visitou o bairro Poço Fundo.
A cada situação que a emissora presencia, pior fica — e esse é o caso da PF-06, via ligada ao Limeira. Isso porque não existe apenas lixo na beira da estrada, mas também no riacho ao lado. Parte dele, como mostram as imagens, foi tomada pela sujeira.
E os entulhos são dos mais diversos. Eles variam de frutas a colchões, móveis e até embalagens de remédios, tudo espalhado pelo espaço, com a presença de moscas rondando os alimentos, alguns em sacos de lixo.
Quanto ao riacho, o caso é tão ruim quanto: há materiais que não se degradam facilmente e, com o tempo, viram microplásticos que contaminam peixes, aves e até a água que volta para o consumo humano. Além disso, podem causar enchentes, já que entopem bueiros, bocas de lobo e passagens de água.
Riachos como este podem ser propícios ao nascimento do Aedes aegypti — transmissor da dengue, zika e chikungunya —, além de favorecerem a proliferação de ratos, baratas, bactérias e outros transmissores de doenças.
Ainda, todo o lixo jogado na água entra em decomposição e consome oxigênio, gerando mau cheiro e a morte de peixes.
Você pode conferir outras matérias similares da Cidade FM ao clicar nas palavras em azul.