Um cão em situação de maus-tratos, com graves feridas abertas nas patas infestadas por insetos, sem curativos, comida ou água, levou a Polícia Civil de Santa Catarina a prender em flagrante um homem de 57 anos, nesta quarta-feira (24), no bairro Alto Gasparinho, em Gaspar. O animal também apresentava extrema magreza e não recebia acompanhamento veterinário.
A ação foi desencadeada após denúncia anônima encaminhada à Delegacia de Gaspar, acompanhada de vídeo que mostrava as condições do animal. Com base nas informações, policiais civis e agentes da Superintendência de Meio Ambiente Municipal foram até o local e confirmaram a situação de maus-tratos.
O tutor admitiu que não havia levado o cão ao veterinário e que não realizava nenhum tratamento. Diante do quadro, foi autuado em flagrante pelo crime de maus-tratos a animal, previsto na legislação ambiental, com pena que varia de dois a cinco anos de reclusão. Ele foi conduzido ao presídio da região e passará por audiência de custódia nas próximas 24 horas, ficando à disposição da Justiça.