Prévia da inflação sobe 0,48% em setembro

A prévia da inflação oficial de setembro ficou em 0,48%, impactada principalmente pelo preço da energia elétrica. Em agosto, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) ficou em -0,14%.

Já em setembro de 2024 o indicador marcou 0,13%. Em 12 meses, o IPCA-15 acumula 5,32%. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Pelos dados prévios, a inflação anual se mantém acima da meta do governo de 3% ao ano com tolerância de 1,5 ponto percentual (p.p.) para mais ou para menos, ou seja, indo no máximo a 4,5%.

A alta da conta de luz é explicada pela “devolução” do Bônus Itaipu, desconto na conta de agosto que beneficiou 80,8 milhões de consumidores. Em setembro, sem o bônus, a fatura fica mais alta na comparação com o mês anterior.

Influências

Dos cinco grupos de preços apurados pelo IBGE, cinco apresentaram alta na passagem de agosto para setembro:

- Habitação: 3,31

- Vestuário: 0,97

- Saúde e cuidados pessoais: 0,36

- Despesas pessoais: 0,20

- Educação: 0,03

- Comunicação: -0,08

- Artigos de residência: -0,16

- Transportes: -0,25

- Alimentação e bebidas: -0,35

A alta do grupo habitação respondeu por 0,5 p.p. do IPCA-15 de setembro. A energia elétrica residencial, que faz parte do grupamento, foi o maior impacto individual dos 377 produtos e serviços pesquisados pelo IBGE, subindo 12,17%, após a queda de 4,93% em agosto. O impacto só desse subitem ficou em 0,47 p.p.

Além do fim do bônus, a conta de luz sofre influência da vigência da bandeira tarifária vermelha patamar 2, que adicionou R$ 7,87 na conta de luz a cada 100 Kwh consumidos.

A cobrança extra é determinada pela Aneel para custear usinas termelétricas em tempos de baixa nos reservatórios das hidrelétricas. O adicional é necessário, pois a energia gerada pelas termelétricas é mais cara que a hidrelétrica.

Pequena de 4 anos cai na piscina e morre afogada

Uma menina de quatro anos caiu na piscina e morreu afogada na tarde desta quarta-feira (24), por volta das 14h. A tragédia aconteceu em Sangão, no Sul catarinense. O Serviço Aeropolicial da Polícia Civil (Saer) foi acionado para atender a pequena, mas sem sucesso. Ela morreu no local. Em nota, a escola da vítima publicou que as aulas desta quinta (25) estariam suspensas “para que os profissionais e alunos possam se despedir”. “Daqui...
Continuar lendo...

Comportamento da criança de 3 anos é notado e avô acaba preso por estupro

Um mandado de prisão temporária foi cumprido pela Polícia Civil de Santa Catarina nesta terça-feira (23) contra um homem acusado de estupro de vulnerável. O caso veio à tona através do alerta dado pela professora da creche da vítima, uma criança de 3 anos e 11 meses. A docente observou que a menina apresentava uma mudança drástica de comportamento, incluindo atos que insinuavam penetração e a...
Continuar lendo...

Plano de trocar picanha furtada por maconha dá ruim

Não é sempre que criminosos tentam furtar carne "para fazer churrasco". Outros tentam furtar o alimento para revender e adquirir outro produto, como é o caso deste homem de 27 anos que foi preso após ser flagrado pelas câmeras de segurança de um supermercado na ação que aconteceu na manhã desta quarta-feira (24), no bairro Das Nações, em Timbó. A Polícia Militar foi acionada ao endereço...
Continuar lendo...