Estudantes participam de atividades sobre o Setembro Amarelo e saúde mental

Estudantes do sexto ao nono ano da escola de ensino fundamental Poço Fundo participaram de uma dinâmica sobre o Setembro Amarelo, campanha dedicada à prevenção do suicídio e à valorização da vida.

A primeira etapa contou com a orientação dos professores, que solicitaram aos alunos pesquisas sobre o significado da campanha. Em seguida, cada turma acompanhou uma apresentação conduzida pela psicóloga educacional da unidade, que utilizou slides para abordar a importância da prevenção, do reconhecimento dos sinais de sofrimento emocional e das formas de buscar apoio.

Durante os encontros foram discutidas vulnerabilidades comuns no ambiente escolar, como bullying, preconceito, xenofobia, questões relacionadas à orientação sexual, violência física, sexual e psicológica, dificuldades familiares, baixa autoestima e oscilações de humor. Também foram apresentados dados estatísticos recentes sobre saúde mental, especialmente após a pandemia.

O debate também trouxe reflexões importantes sobre a adolescência como fase de mudanças e vulnerabilidades. “É muito importante falar sobre o Setembro Amarelo com os adolescentes, porque a prevenção ao suicídio é especialmente relevante para essa faixa etária, que apresenta alta vulnerabilidade”, pontuou Jerusa Aparecida Maurici, Psicóloga da rede municipal. “Então, o desenvolvimento dessa atividade foi muito importante por proporcionar aos estudantes esse espaço de escuta, de informação e de onde buscar ajuda quando precisar”, destacou.

As rodas de conversa possibilitaram que os alunos compartilhassem experiências e conflitos pessoais. As atividades culminaram na produção de cartazes com o tema “Atividades que me Fazem Bem” e na construção da “Árvore da Vida”, símbolo de união, cuidado e valorização da vida.

Ao avaliar a iniciativa, o diretor da escola enfatiza que o trabalho integra a proposta pedagógica da unidade. “Sempre buscamos inserir nas disciplinas os chamados temas transversais, pois acreditamos que contribuem diretamente para a formação integral dos alunos”, explicou Sandro Alex. “Agora esperamos dar continuidade, já que a ação foi bem aceita tanto pelos discentes quanto pelos docentes”, concluiu.

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