Na tarde desta terça-feira (30), o Conexão 92 recebeu os convidados Thiago Spiess, diretor da Escola Doutor Carlos Moritz, no bairro Zantão, e Josiane Reis, coordenadora pedagógica do Educandário, para falar sobre o Projeto DengueBusters. A iniciativa, criada por alunos da rede municipal, será publicada em revista científica internacional e também apresentada em um workshop mundial.
Inspirado nos “Caça-Fantasmas”, o projeto desenvolveu armadilhas tecnológicas para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças. “A ideia nasceu em 2024, quando tivemos muitos casos de dengue na cidade. Criamos um clube de pesquisa e inovação, que uniu ciência, tecnologia e mobilização social”, explicou Thiago.
A ação envolveu desde estudo do mosquito até a criação de protótipos com sensores de temperatura, umidade e até emissão de CO₂ para atrair o inseto. Segundo ele, o trabalho é coletivo: “Enquanto gestor, eu apenas represento. Esse reconhecimento é de toda a comunidade escolar e dos nossos alunos, que se dedicaram ao máximo.”
Além da parte tecnológica, os estudantes também promoveram ações sociais. “A aprendizagem precisa ultrapassar os muros da escola. Fizemos caminhadas, panfletagens e até transformamos um terreno baldio em praça e pomar, em parceria com a prefeitura”, contou Josiane.
O trabalho rendeu resultados: no Zantão, os casos de dengue foram reduzidos drasticamente, com apenas 16 registros confirmados em 2024, contra centenas em outros bairros. Ela reforçou o papel dos estudantes: “São eles os verdadeiros protagonistas. Nosso orgulho é ver os maiores ensinando os pequenos, espalhando consciência ambiental e mostrando que é possível mudar a realidade do bairro.”
O reconhecimento internacional veio por meio da revista IEEE, publicação norte-americana de engenharia, que aceitou o artigo científico assinado pelos professores e alunos. “Estamos muito orgulhosos. É uma escola municipal de Brusque chegando a um nível mundial, mostrando que a ciência começa dentro da sala de aula e pode transformar a comunidade”, destacou Thiago.