Bebês de apenas seis meses estão descobrindo conceitos matemáticos por meio da música e da robótica no Centro de Educação Infantil Noêmia Fialho II, em Brusque. O projeto “Matemática que Encanta: Ritmo, Música e Robótica para Bebês” envolve cerca de 80 crianças, entre Berçário I e II, Infantil I, ao longo do ano letivo de 2025.
A iniciativa promove experiências sensoriais e interativas que estimulam noções de ritmo, contagem, repetição, causa e efeito, padrões e organização temporal e espacial. Para isso, são utilizados materiais como Makey Makey, instrumentos musicais, LEDs coloridos, massinha condutiva e jogos interativos, sempre em atividades lúdicas que respeitam o tempo e a linguagem das crianças.
A ideia do projeto surgiu na última parada pedagógica de 2024, quando a equipe demonstrou interesse em criar uma proposta diferenciada para os pequenos. O interesse inicial pela musicalização logo se ampliou, com a sugestão de integrar também a robótica. No início de 2025, o trabalho ganhou novos rumos com a inscrição na 24ª Feira de Matemática, tendo a matéria como foco central e a música e tecnologia como principais aliados.
Os registros em fotos e vídeos mostram avanços significativos. As crianças começaram a antecipar acontecimentos, repetir sequências, reconhecer estruturas rítmicas e compreender noções iniciais de quantidade e ordem.
Sobre o impacto do projeto, a professora responsável descreveu a experiência com entusiasmo. "Apresentar os pequenos aos conceitos matemáticos tão importantes para o desenvolvimento deles, utilizando como ferramenta as linguagens que eu tanto gosto, me faz extremamente feliz e completa", destacou a professora Bianca Hoepers Mascarenhas. ‘Eu me apaixono mais a cada dia pela profissão que exerço e também pelo encantamento no rostinho das crianças, ao apresentar cada uma das vivências que eu levo para eles", concluiu.
Além de uma atividade inovadora, o projeto se apresenta como uma estratégia pedagógica que alia ludicidade e investigação, ampliando o repertório das crianças desde cedo. A experiência demonstra a capacidade da Educação Infantil de unir diversas linguagens em um ambiente acolhedor, promovendo descobertas que incentivam o desenvolvimento completo das crianças.
Ao refletir sobre os resultados do projeto, a gestora do centro aponta a importância de propor desafios à equipe e acompanhar o desenvolvimento das crianças. "Me sinto muito feliz ao propor projetos e desafios para nossa equipe pedagógica, e perceber que esse projeto em ação pode oferecer uma evolução, um aprendizado e desenvolvimento para o nosso grupo de bebês", concluiu Aline Djulei Monguilhott Machado.