(VÍDEO) Delegado aponta confisco de bens como estratégia no combate ao tráfico

O tráfico de drogas segue como um dos maiores desafios da segurança pública, especialmente porque, mesmo com prisões constantes, o consumo mantém o mercado aquecido e garante a rápida substituição de vendedores. A análise foi feita pelo delegado regional Fernando de Faveri em entrevista ao vivo na manhã desta quarta-feira (1), no programa Rádio Revista Cidade.

Segundo ele, a complexidade do problema está na forma como a droga se enraizou na sociedade. “Há uma dificuldade muito grande com relação à droga porque é um assunto que foi interiorizado, enquanto tem consumo tem venda e o consumo sempre haverá.” Essa realidade, reforçou, exige medidas mais eficazes e de longo prazo.

Uma das saídas apontadas por De Faveri é a intensificação das apreensões patrimoniais, como veículos e valores em dinheiro. “Então me parece muito pouco eficaz a prisão em flagrante em si do traficante sem nenhum tipo de confisco de bem.” Ele citou casos recentes em que carros de luxo foram tomados pela Justiça, além de iniciativas em outras cidades que já atingem imóveis ligados ao crime organizado.

Para o delegado, retirar os lucros do tráfico é mais efetivo do que apenas aumentar o número de detenções. “Não, eu acho que de imediato tem que ser feito isso, é confiscar bem.” Dessa forma, mesmo que o criminoso volte a responder em liberdade, não teria mais acesso aos recursos adquiridos de forma ilegal.

O delegado ressaltou que essa mudança de postura já vem sendo colocada em prática e deve se consolidar como prioridade, tornando o combate ao tráfico não apenas policial, mas também econômico. Para ele, só assim será possível enfraquecer de fato o crime organizado.

(VÍDEO) Seria cômico se não fosse triste: até espreguiçadeira aparece em meio aos entulhos

Seria até cômico dizer que é possível montar uma casa com o tanto de entulhos que a Cidade FM flagra amontoados por Brusque, geralmente em áreas menos povoadas, como é o caso da Rua Monsenhor Valentim Loch, popularmente conhecida como a via que liga os bairros Cedrinho e Zantão. O curioso é que os “cidadãos” não se limitam quando o assunto se trata de descarte irregular: os alvos são desde geladeiras,...
Continuar lendo...

Cuidar de si é um ato de amor: movimento Outubro Rosa lembra a importância da prevenção

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, depois do câncer de pele não melanoma. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), ele representa cerca de 30% dos casos novos de câncer a cada ano no país. Embora a maior parte das ocorrências atinja mulheres a partir dos 40 anos, a doença pode aparecer mais cedo e também afetar homens, em casos raros. Entre os principais fatores de...
Continuar lendo...

Trabalhador é encontrado sem vida dentro de máquina industrial

Um homem morreu após um acidente de trabalho na tarde desta segunda-feira (29), em São Bento do Sul, no Planalto Norte catarinense. A vítima, identificada como Tiago Osmar Bello, de 35 anos, foi encontrada já sem vida dentro de uma máquina industrial na empresa situada na Rua Mathias Nossol, no bairro Serra Alta. Segundo o Corpo de Bombeiros, a fatalidade aconteceu por volta das 14h20. Testemunhas relataram aos socorristas que o trabalhador teria sido...
Continuar lendo...