O Hospital Azambuja deu mais um passo importante na área da saúde em Brusque e região. Com a chegada de novos equipamentos, como um dos tomógrafos mais modernos do Estado e a expansão da hemodinâmica, a instituição elevou seu nível de atuação. Agora, além de realizar atendimentos em cardiologia, o hospital passa a ser oficialmente um centro de referência na área cardiovascular em Santa Catarina.
A novidade foi destacada na manhã desta quinta-feira (2), em entrevista ao vivo no Rádio Revista Cidade com o gestor administrativo do hospital, Gilberto Bastiani, e o diretor clínico, Dr. Giovanni Enrico Dias Favretto. Segundo o gestor, o reconhecimento oficial veio após avaliação técnica do Ministério da Saúde.
“O Ministério da Saúde avaliou que o nosso serviço de cardiologia é um dos melhores do Estado e elevou o hospital para centro em cardiologia. Agora podemos realizar todos os procedimentos da área, inclusive os de alta complexidade”, afirmou Gilberto.
O novo tomógrafo, de 64 canais, representa um salto de tecnologia, permitindo diagnósticos mais precisos e rápidos. Apenas duas unidades do mesmo modelo existem em Santa Catarina.
“No Estado, só Blumenau ou Chapecó possuem um equipamento igual. Isso nos permite realizar novos exames cardiovasculares e ampliar a qualidade do atendimento”, explicou o médico.
Já a hemodinâmica vai de 10 procedimentos mensais, em 2020, para mais de 200 por mês atualmente, atendendo não apenas Brusque, mas cidades vizinhas. Para o gestor administrativo, o apoio político e empresarial foi fundamental.
“Esses equipamentos somam quase 5 milhões de reais em investimentos, viabilizados por emendas parlamentares. É um recurso que faz a diferença para equipar o hospital e oferecer tecnologia de ponta para a população”, ressaltou Bastiani.