(VÍDEO) Direção do Hospital Azambuja espera pela habilitação da Oncologia: “Estamos prontos para atender”
Há quase um ano inaugurada, a unidade de Oncologia do Hospital Azambuja, em Brusque, ainda aguarda autorização do Ministério da Saúde para iniciar os atendimentos pelo SUS. Apesar da estrutura pronta, equipamentos modernos e equipe já contratada, o credenciamento segue travado em Brasília, devido a entraves orçamentários.
O tema foi abordado na manhã desta quinta-feira (2), em entrevista ao vivo no Rádio Revista Cidade com o gestor administrativo, Gilberto Bastiani, e o diretor clínico, Dr. Giovanni Enrico Dias Favretto. Segundo Bastiani, a situação é frustrante diante da demanda crescente da população.
“É um absurdo, porque estamos com tudo pronto há um ano e não podemos receber os pacientes. A estrutura está montada, temos os equipamentos e a equipe”, disse Gilberto.
O relatório técnico já foi favorável tanto ao Azambuja quanto ao Hospital Imigrantes, e o governo estadual decidiu dividir os casos de tratamento oncológico entre as duas instituições. Bastiani reforçou que há expectativa de que a habilitação saia ainda em 2025.
“Prometeram para a gente até final do ano, então estamos aguardando. Mas é complicado, porque a população precisa do atendimento e nós temos condições de oferecer já”.
Enquanto aguarda o credenciamento, o hospital mantém os profissionais especializados alocados em outros setores para não perder mão de obra qualificada. Para o diretor clínico, a equipe está preparada para iniciar imediatamente.
“Dentro do hospital temos várias especialidades, todas altamente capacitadas para realizar qualquer tipo de cirurgia, inclusive oncológicas. Estamos apenas no aguardo dessa habilitação”, afirmou o Dr. Giovanni.



