Câncer de mama: SUS reduz tempo entre o diagnóstico e 1º tratamento

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) divulgou nesta sexta-feira (3) uma nova publicação com dados atualizados sobre a incidência, mortalidade e estratégias de prevenção do câncer de mama no Brasil. Intitulado Controle do câncer de mama no Brasil – 2025, o relatório apresenta um panorama nacional da doença, com destaques positivos, desafios persistentes e metas para os próximos anos.

Segundo Renata Maciel, chefe da Divisão de Detecção Precoce do INCA, a publicação serve como um guia para avaliar o que tem funcionado, o que precisa ser aprimorado e quais obstáculos ainda precisam ser superados. "O SUS tem ampliado o acesso à pulsão por agulha grossa, um procedimento fundamental para a confirmação do diagnóstico do câncer de mama", destacou. Ela também ressaltou a melhora, nos últimos três anos, no tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento, especialmente na Região Sul, que atualmente lidera com o maior percentual de casos tratados em até 60 dias.

Outro dado relevante apresentado pelo INCA é a mudança no perfil da mortalidade por câncer de mama: tem havido uma redução nas mortes entre mulheres mais jovens, enquanto a taxa entre idosas com 80 anos ou mais apresentou aumento. Para especialistas, esse dado reforça a importância de estratégias específicas para diferentes faixas etárias.

Apesar dos avanços, os desafios ainda são significativos. Renata Maciel aponta que a principal dificuldade está na organização da rede pública de saúde, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste do país, onde os gargalos no acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento ainda comprometem os resultados.

Durante o lançamento da publicação, o INCA e o Ministério da Saúde também apresentaram a campanha nacional do Outubro Rosa deste ano. Com o tema “Cuidado das mulheres para prevenção e detecção precoce dos cânceres de mama e do colo do útero”, a ação tem como objetivo mobilizar a população feminina para a importância do autocuidado e da realização de exames regulares, como a mamografia e o exame preventivo (Papanicolau).

Atropelamento na BR-101 deixa ciclista morto

Um ciclista perdeu a vida na manhã deste sábado (4) após ser atropelado por um veículo na BR-101, em Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina. O acidente ocorreu no km 144,1, na pista Sul da rodovia, e resultou na morte da vítima ainda no local. A identidade do ciclista não foi oficialmente confirmada até o momento. Segundo informações fornecidas pela Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pela rodovia,...
Continuar lendo...

Filhos de Luciano Hang inauguram a nova megaloja Havan em Paranaguá (PR)

A Havan inaugurou neste sábado, 4, uma nova megaloja em Paranaguá (PR). O momento foi marcado pela presença de Lucas e Matheus Hang, filhos do empresário Luciano Hang, dono da varejista. Eles comandaram o tradicional momento motivacional feito com os colaboradores da filial antes da abertura das portas.  Luciano Hang não pôde comparecer à inauguração por conta de compromissos previamente agendados. Mesmo assim, esteve...
Continuar lendo...

Homem morre soterrado enquanto trabalhava em silo de ração

Na noite desta sexta-feira (3), uma tragédia abalou os trabalhadores e familiares de uma empresa de rações. Um homem, cuja identidade ainda não foi divulgada pelas autoridades, morreu soterrado enquanto realizava suas funções em um silo de ração com aproximadamente 4,5 metros de profundidade. O ocorrido aconteceu em Rio do Sul, localizada no Alto Vale do Itajaí. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, o acidente ocorreu...
Continuar lendo...