(VÍDEO) Fenarreco promete mais conforto, tradição e público recorde

No programa Conexão 92 desta quarta-feira (8), os convidados foram a diretora-geral da Fundação de Turismo (Fumtur), Juliana da Silva, e o diretor de eventos, Juninho Eggert, que falaram sobre os preparativos para a Fenarreco 2025, que começa nesta quinta-feira (9) em Brusque. A festa mais tradicional da cidade abre oficialmente com o desfile na Avenida Beira-Rio, marcando o início da programação com entrada gratuita, gastronomia típica e muita música.

O trajeto do desfile vai do Stock Archer até os portões do Pavilhão, com concentração a partir das 16h30 e início previsto para as 18h30. Logo depois, acontece a sangria do primeiro barril de chope, que dá o pontapé oficial da festa.

Segundo Juliana, a mudança do desfile para a Beira-Rio foi pensada para dar mais conforto ao público e facilitar o acesso direto à festa.

“A escolha foi para dar comodidade, estacionamento e fazer com que o público já desembarque dentro da Fenarreco”, explicou.

Este ano, a organização bateu recorde de inscrições, com 80 pelotões e mais de 3,2 mil desfilantes. O diretor Juninho Eggert destacou que o novo formato facilita o trânsito e melhora a experiência de quem participa.

“É um espaço mais amplo, o público tem melhor visão e, financeiramente, é vantajoso porque o público já entra direto no pavilhão”, disse.

Segurança reforçada

A Fenarreco 2025 terá monitoramento com 80 câmeras fixas e reconhecimento facial nacional, conectado ao banco de dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Um delegado da Polícia Civil ficará de plantão dentro do pavilhão para registrar ocorrências no local, sem precisar deslocar viaturas.

“Vamos testar o sistema já com todos os servidores da festa, garantindo que tudo funcione antes da abertura”, afirmou Eggert.

Tradição e novidades

Além dos grupos folclóricos e bandas típicas, o desfile contará com carros alegóricos vindos de Blumenau, e as brincadeiras tradicionais como corrida do saco, corrida do tamanco e chope em metro, que este ano será cronometrado oficialmente. A praça de alimentação será composta somente por restaurantes de Brusque, em parceria com a ACIBr.

A Fumtur também reforçou a divulgação da festa em outras cidades e estados, o que já reflete na rede hoteleira com 80% da capacidade ocupada.

“A festa é feita primeiro para o brusquense e depois para quem vem de fora”, ressaltou Juliana.

Graças à Lei de Incentivo à Cultura, a entrada na Fenarreco segue totalmente gratuita. A festa acontece de 9 a 19 de outubro, no Pavilhão da Fenarreco, com shows, gastronomia e atrações todos os dias.

“Quem for amanhã não vai reconhecer o pavilhão. Está muito bonito e preparado para mais uma grande Fenarreco”, garantiu Eggert.