O mês de outubro é marcado mundialmente pela campanha Outubro Rosa, que reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero. Para tratar do tema, o programa Rádio Revista Cidade recebeu na manhã desta terça-feira (14) o ginecologista e obstetra Darlei Dawton Colzani, que destacou a relevância da mobilização e lembrou que “é um tema tão pujante, que é o câncer de mama, haja vista que é a doença que mais mata as mulheres, não só no Brasil, mas também no mundo”.
Durante a entrevista, o médico explicou que, apesar de o câncer de mama ter alto índice de cura quando detectado precocemente, muitas mulheres ainda evitam procurar atendimento médico por medo ou por desinformação. “É uma doença que é relativamente fácil de fazer a prevenção, mas muitas mulheres infelizmente não o fazem, por medo de achar alguma coisa, e outras por vários tabus que falam do exame, da mamografia (...). Infelizmente, ainda estamos aquém do que deveríamos na prevenção”.
Dr. Darlei destacou também a importância do diagnóstico precoce, afirmando que a detecção em estágios iniciais pode salvar vidas. Segundo ele, “se você pegar a doença num grau inicial, a chance de cura é acima de 95%. Se pegar uma doença já com metástase em algum órgão, a chance de cura já é bem menor, menor do que 50% em cinco anos”.
O especialista aproveitou a entrevista para reforçar que a mamografia é o principal exame para rastreamento do câncer de mama, lembrando que o Ministério da Saúde ampliou recentemente a faixa etária para realização do exame gratuito pelo SUS. “Toda mulher acima de 40 anos, no Brasil, tem direito a fazer mamografia pelo SUS, desde que ela queira. Basta procurar o serviço de saúde e o seu médico solicitar”.
Encerrando a conversa, o médico reforçou que o Outubro Rosa deve ser encarado como um movimento de cuidado contínuo, e não apenas uma campanha pontual. Ele destacou que a informação é a principal aliada da prevenção e que o acesso ao diagnóstico precoce é fundamental para reduzir a mortalidade causada pela doença.



