Dois homens foram presos na tarde de terça-feira (14), em Florianópolis, depois de se passarem por fiscais da defesa do consumidor e intimidarem comerciantes no Sul da Ilha. A ação foi realizada pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio das guarnições da 3ª Companhia do 4º BPM, na Avenida Osni Ortiga, região da Lagoa da Conceição.
De acordo com a PM, os suspeitos circulavam em um Jeep Compass plotado e equipado com giroflex, o que dava aparência de viatura oficial. Eles se apresentavam como fiscais de um suposto órgão chamado INACON (Instituto Nacional de Apoio ao Consumidor) e realizavam “fiscalizações” em estabelecimentos comerciais, alegando irregularidades e coagindo comerciantes a comprar cursos para evitar multas.
Durante a abordagem, um dos homens vestia colete com a inscrição “fiscalização”. Dentro do veículo, os policiais encontraram distintivos falsos, carteiras funcionais, câmera corporal, spray de pimenta, computadores, celulares, um tablet e até um equipamento usado para verificação de combustíveis — todos os itens reforçando a farsa montada pela dupla.
Enquanto a ocorrência era atendida, uma mulher reconheceu um dos suspeitos e relatou que um conhecido havia sido vítima de golpe com cartão bancário. A vítima confirmou que o homem esteve em sua casa se passando por funcionário de banco, recolheu o cartão e fez saques indevidos.
Na Delegacia de Polícia Civil, comerciantes dos bairros Armação e Ribeirão da Ilha também compareceram e reconheceram os falsos fiscais, relatando terem sido enganados pela dupla, que se apresentava como autoridade e cobrava valores para evitar supostas sanções.
Os dois homens foram presos por usurpação de função pública e encaminhados, juntamente com o veículo e os materiais apreendidos, à delegacia para os procedimentos legais.
A Polícia Militar reforçou que o único órgão oficial responsável pela defesa do consumidor em Santa Catarina é o PROCON, e alertou comerciantes e consumidores para desconfiarem de abordagens fora dos canais institucionais.



