A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (16), a Operação Alquimia, em conjunto com a Receita Federal, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Agência Nacional do Petróleo (ANP). A ação tem como foco a fiscalização de 24 empresas que atuam no setor de bebidas alcoólicas em diversos estados do país.
Uma das empresas alvo da operação está localizada em Cocal do Sul (SC). Segundo a Polícia Federal, o objetivo principal é coletar e analisar amostras dos produtos fabricados nas unidades fiscalizadas, verificando a regularidade de suas composições químicas.
Os resultados das análises servirão como subsídio para investigações em curso sobre casos de desvio e contaminação de bebidas alcoólicas por metanol, registrados desde o início de setembro deste ano.
Ao todo, 80 policiais federais e cerca de 70 servidores de outros órgãos participaram das diligências realizadas em diferentes municípios, incluindo São Paulo, Laranjal Paulista, Guarulhos, Suzano, Araçariguama, Sumaré, Cotia, Limeira, Jandira, Arujá, Cerqueira César, Morro Agudo, Avaré, Palmital (SP), Colombo, Paranaguá e Araucária (PR), Dourados e Campo Grande (MS), Caparaó (MG), Várzea Grande (MT) e Cocal do Sul (SC).
A operação faz parte de um esforço conjunto de fiscalização e combate a irregularidades no setor, com foco na proteção da saúde pública e na garantia da qualidade dos produtos comercializados em todo o território nacional.




