Setram inicia fiscalização de trânsito por videomonitoramento

Nesta quinta-feira (16), Brusque passou a contar com a fiscalização de trânsito por videomonitoramento. A medida marca o início de uma nova fase nas ações da Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram) e da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB), que passam a utilizar câmeras instaladas em pontos estratégicos para acompanhar em tempo real a mobilidade e a segurança viária.

Neste primeiro momento, as vias contempladas são a rua Gustavo Halfpap e a Avenida Primeiro de Maio. A tecnologia será utilizada para coibir infrações recorrentes, como o trânsito irregular de caminhões pela rua Gustavo Halfpap, via que possui restrição ao tráfego de veículos de carga.

A ferramenta foi planejada para suprir uma demanda antiga dos moradores e comerciantes da região, que sofrem com o descumprimento das normas de circulação. “Recebemos constantemente reclamações de caminhões que insistem em trafegar pela rua Gustavo Halfpap, mesmo com a sinalização indicando a proibição”, comentou o Secretário de Trânsito e Mobilidade, Emerson Luiz Andrade.

“Agora, com o videomonitoramento, os agentes poderão registrar a infração em tempo real, mesmo à distância”, explicou o secretário.

Na Avenida Primeiro de Maio, as câmeras também auxiliam na fiscalização de bloqueios indevidos de cruzamentos, uma das causas mais frequentes de congestionamentos no local. O sistema permitirá mais agilidade às equipes da GTB em casos de lentidão ou sinistros de trânsito.

O videomonitoramento representa um avanço importante na gestão do trânsito e na construção de uma cidade mais inteligente e segura. “Essa tecnologia é um aliado direto da fiscalização e da mobilidade”, afirmou o secretário Emerson.

“Além de ajudar a coibir infrações, ela melhora a resposta em situações de emergência e reforça o planejamento que Brusque vem desenvolvendo para reduzir a violência no trânsito”, garantiu.

O uso das câmeras segue as diretrizes da Resolução nº 909 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que regulamenta a fiscalização eletrônica em vias públicas. As áreas monitoradas estão sinalizadas, informando aos condutores sobre a presença do sistema.

Com o avanço do projeto das Cidades Inteligentes (Smart Cities), a Setram pretende expandir gradualmente a estrutura, integrando o videomonitoramento a uma rede com mais de 600 pontos de fiscalização voltados à mobilidade e à segurança viária.

(VÍDEO) Motorista com sinais de embriaguez derruba poste sobre casa no São Pedro

Um poste de energia elétrica foi derrubado por uma caminhoneta conduzida por um motorista com sinais de embriaguez na noite desta quinta-feira (16). Depois, o homem fugiu do local do fato, no bairro São Pedro, em Brusque. O pior ainda é que a estrutura caiu sobre uma casa, provocando danos. Conforme informações da Polícia Militar, o veículo foi localizado no bairro Steffen, com o motorista dentro. Ele apresentava sinais de embriaguez, se...
Continuar lendo...

Caminhão desgovernado atinge três casas e derruba poste

Um caminhoneiro de 34 anos ficou ferido após perder o controle do caminhão que dirigia na manhã de quinta-feira (16), em Ilhota, no Litoral Norte de Santa Catarina. O acidente aconteceu por volta das 10h, na Avenida Jorge Lacerda, no bairro Barra de Luiz Alves. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o caminhão contêiner atropelou uma motocicleta que estava estacionada, derrubou um poste de energia e atingiu três casas antes de...
Continuar lendo...

Venda de remédios abortivos pela internet leva à operação do GAECO

Na manhã desta sexta-feira (17), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), por meio do CyberGAECO, deflagrou a Operação “BioLeak”, com o objetivo de desarticular um esquema de comercialização clandestina de medicamentos abortivos em plataformas digitais. A ação ocorreu em apoio à investigação conduzida pela 7ª Promotoria de...
Continuar lendo...