(VÍDEO) Prefeito de Botuverá esclarece polêmica e cobra medidas para reduzir impacto da barragem

O prefeito de Botuverá, Victor José Wietcowsky, participou na manhã desta sexta-feira (17) do programa Rádio Revista Cidade, onde falou sobre duas pautas que movimentaram o município: a polêmica em torno do ponto facultativo no Dia do Professor e as exigências apresentadas ao governo do Estado em relação à obra da barragem.

Logo no início da entrevista, o prefeito negou que tenha prometido folga aos professores e explicou que o dia 15 de outubro não estava previsto nos decretos que tratam dos pontos facultativos do ano. “Mas o dia do professor nunca esteve no decreto de ponto facultativo”, afirmou. Segundo ele, a prefeitura manteve o calendário normal de aulas, mas promoveu homenagens nas escolas e organizou cafés da manhã e da tarde para os educadores.

Wietcowsky rebateu as críticas da presidente do sindicato da categoria, que afirmou que a atual administração “desfez” uma prática tradicional. O prefeito classificou a fala como política e inverídica. “O que ela falou ali foi mentira”, disse. Ele acrescentou que a valorização do magistério ocorre por meio de ações concretas, como reajuste salarial acima da inflação, contratação de novos profissionais e melhoria das condições de trabalho.

A entrevista também abordou a construção da barragem de Botuverá, que deve gerar impactos diretos no município. O prefeito destacou que, embora a obra tenha importância regional, os benefícios imediatos serão maiores para Brusque e Itajaí. “A barragem é boa, muito mais para Brusque e Itajaí do que para Botuverá”, ressaltou.

Durante o programa, ele relatou que a prefeitura entregou um documento ao secretário estadual de Defesa Civil, Mário Hildebrandt, solicitando contrapartidas do Estado, como a construção de um desvio viário estimado em R$ 7,5 milhões, melhorias em saúde, educação e segurança, além da instalação de um quartel do Corpo de Bombeiros e dois grupamentos da Polícia Militar no município durante as obras.

Por fim, Wietcowsky expôs a situação precária da Defesa Civil de Botuverá, que, segundo ele, não tem estrutura suficiente para lidar com emergências. “A estrutura que a gente tem na defesa civil do município é três coletes e cinco cones”, revelou. O prefeito defendeu que as compensações e melhorias sejam garantidas antes do início da barragem, para evitar que o município arque sozinho com os impactos da construção.

(VÍDEO) Carro despenca no barranco em Botuverá

Um carro saiu de pista e caiu de um barranco na localidade do Salto de Águas Negras, em Botuverá. O acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira (17), por volta das 10h30, e também precisou do apoio dos bombeiros de Brusque. Segundo as informações preliminares obtidas pela reportagem da Cidade FM, dentro do carro, um HB20, estava um homem, que ficou preso às ferragens por ter batido contra painéis de energia solar. Por isso, necessitou...
Continuar lendo...

Confira a programação da Fenarreco para esta sexta-feira

A Fenarreco segue como um dos grandes destaques das festas de outubro em Santa Catarina. Com uma programação recheada de culinária típica, chopes variados, apresentações artísticas, feira de artesanato e parque de diversões, a festa continua animando o público em Brusque. Nesta sexta (17) e sábado (18), os pavilhões Musikplatz e Bierplatz prometem agitar os fenafesteiros com muita música e diversão,...
Continuar lendo...

Setram inicia fiscalização de trânsito por videomonitoramento

Nesta quinta-feira (16), Brusque passou a contar com a fiscalização de trânsito por videomonitoramento. A medida marca o início de uma nova fase nas ações da Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram) e da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB), que passam a utilizar câmeras instaladas em pontos estratégicos para acompanhar em tempo real a mobilidade e a segurança viária. Neste primeiro momento, as vias...
Continuar lendo...