Após quase 20 anos de queda, número de fumantes volta a crescer no Brasil

Pela primeira vez em quase duas décadas, o número de fumantes no Brasil aumentou, quebrando uma tendência histórica de queda. De acordo com uma pesquisa com dados preliminares divulgada pelo Ministério da Saúde, a proporção de adultos fumantes nas capitais brasileiras saltou de 9,3% em 2023 para 11,6% em 2024. Um crescimento de 25% em apenas um ano.

Os dados alarmantes reacenderam o alerta entre autoridades de saúde. Para o médico da família e comunidade, Felipe Bruno da Cunha, essa crescente pode estar relacionada à popularização de novos produtos, a exemplo dos cigarros eletrônicos, que atraem, especialmente os mais jovens:

"Eu acredito que tem muita relação direta com as novas formas associadas ao fumo. Porém, na última década, nós vemos um aumento expressivo, principalmente por conta do cigarro eletrônico, o vape. A partir de outros tipos de cigarro, o cigarro de palha, por exemplo. Então, por isso o aumento expressivo", diz.

A Organização Mundial da Saúde considera o tabagismo uma pandemia, pois é a principal causa de morte evitável no mundo, com aproximadamente 8 milhões de óbitos por ano. O especialista ressalta que mais de 50 tipos de doenças podem ser causadas pelo cigarro, principalmente as cardiovasculares, as respiratórias e também cerca de 10 tipos de cânceres.

"Existem riscos inúmeros associados ao cigarro, não só a dependência química, mas também as complicações físicas", reitera o médico.

O médico também esclarece sobre os riscos do tabagismo para os fumantes passivos.

"Porque aquelas pessoas que convivem com aquele fumante, têm um risco associado também a doenças crônicas, principalmente, a gente fala da própria correlação, inclusive, de neoplasias, o câncer de pulmão. Então, é muito importante procurar ajuda", aponta.

Menina de 14 anos é flagrada levando porções de cocaína nas partes íntimas

Uma adolescente de 14 anos foi surpreendida pela Polícia Militar transportando porções de cocaína nas partes íntimas, durante uma abordagem que terminou com a prisão de um homem, no interior de São José do Cedro, na linha São Domingos, na tarde de domingo (19). Segundo a PM, a guarnição abordou um veículo conduzido pelo suspeito, que chamou atenção ao perceber os gestos e olhares da jovem...
Continuar lendo...

Briga entre irmãos deixa um ferido com machado e outro com faca

Uma briga entre dois irmãos terminou com ferimentos graves, mobilizando o Corpo de Bombeiros Voluntários e a Polícia Militar, no bairro Aparecida, em Irani, na noite de domingo (19). Segundo os bombeiros, a guarnição foi acionada por volta das 19h30 e, ao chegar ao local, encontrou um dos irmãos atingido por um golpe de machado, enquanto o outro apresentava três cortes na cabeça provocados por uma faca. Apesar da gravidade, ambos se...
Continuar lendo...

Mulher “voa para fora” de carro após capotamento na BR-101

Um acidente grave ocorrido no início da tarde deste domingo (19) deixou três pessoas feridas na BR-101, em Joinville, no Norte de Santa Catarina. A ocorrência foi registrada por volta das 13h10, no km 29 da rodovia, no sentido Curitiba. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um Hyundai HB20 perdeu o controle, bateu na mureta central, capotou...
Continuar lendo...