Projeto educacional sobre saberes indígenas conquista destaque nacional

Alunos do 5º ano da Escola de Ensino Fundamental Prefeito Alexandre Merico têm se destacado com a união de tecnologia e saberes tradicionais, como o cultivo do aipim e ervas medicinais, no projeto intitulado “Cultivar para regenerar”. 

O trabalho educacional é um dos 10 finalistas nacionais do Prêmio Liga STEAM 2025, premiação nacional que reconhece projetos inovadores de educadores de escolas públicas, baseada na abordagem educacional STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), com foco em transformação social.

O ponto de partida foi a investigação de práticas sustentáveis no cultivo do aipim, valorizando os conhecimentos dos povos indígenas e sua relação com o cuidado da terra.

As crianças vivenciaram uma imersão em uma aldeia indígena, participaram de encontros com representantes do Horto Municipal, da Fundema e da comunidade, e ainda visitaram o Engenho, onde acompanharam o processo completo de produção da farinha, da plantação à finalização.

A partir dessas experiências, os estudantes realizaram o plantio de aipim, ervas medicinais e hortaliças na horta escolar, aplicando técnicas de cultivo regenerativo, abordagem agrícola que visa restaurar e melhorar a saúde do solo e dos ecossistemas.

Paralelamente, investigaram fenômenos atmosféricos por meio da estação meteorológica escolar, analisando dados sobre o microclima local e compreendendo sua influência no desenvolvimento das plantas.

De acordo com a idealizadora do projeto, a experiência foi profundamente enriquecedora por estimular o protagonismo dos alunos e a integração entre diferentes áreas do conhecimento.

“Desenvolver essa ação foi uma vivência transformadora. Os alunos se envolveram em cada etapa, desde o estudo sobre as práticas indígenas até a aplicação das técnicas de cultivo regenerativo”, destacou a professora Lucimar Rocha Gazaniga da Costa.

“Ser um dos 10 finalistas é um reconhecimento não apenas do projeto, mas também de uma trajetória de mais de 20 anos dedicados à educação na rede municipal de Brusque”, concluiu.

Essa integração entre ciência, tecnologia e saberes tradicionais permitiu ampliar a compreensão sobre a relação entre cultura, clima e sustentabilidade.

Como resultado, a turma desenvolveu um sistema de irrigação sustentável para o período de recesso escolar, e pesquisou novas formas de aproveitamento do aipim, desde receitas para a merenda até a produção experimental de bioplástico, uma alternativa sustentável e inovadora para o meio ambiente.

Prefeitura de Brusque abre processo seletivo

Nessa terça-feira (21), a Prefeitura de Brusque publicou o edital do processo seletivo para os cargos temporários de agente de obras, agente de serviços especiais e servente de serviços gerais.   Os interessados devem se inscrever por meio do link https://ps.brusque.sc.gov.br/ até 31 de outubro, às 17h. O resultado será publicado no dia 26 de novembro. Para mais informações é necessário acessar o edital...
Continuar lendo...

GTB multa caminhão com tacógrafo vencido e pneu desgastado

Na manhã desta terça-feira (21), durante o atendimento a uma ocorrência de uma queda de uma motocicleta na rua Gustavo Halfpap, uma guarnição da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) acabou se deparando com uma nova infração.  Um caminhão foi flagrado trafegando em uma via com restrição de circulação para veículos de grande porte, conforme regulamentação municipal. A...
Continuar lendo...

Projeto inovador da UNIFEBE é destaque em competição nacional de construção

O projeto desenvolvido pelos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da UNIFEBE, Eduarda Molinari Dognini, João Victor dos Reis e Milena Justi de Mello, conquistou o 2.º lugar na Categoria Edificações do Prêmio IEL de Talentos da Construção, competição nacional que reconhece iniciativas acadêmicas inovadoras e sustentáveis para os desafios climáticos urbanos.  A argamassa colante com...
Continuar lendo...