O vereador Leonardo Schmitz (PL) está sugerindo pagar recompensa para combater o descarte irregular de entulho e lixo em espaços públicos. Isso se daria por meio de um modelo semelhante à lei da pichação aprovada recentemente e em vigor.
Para o parlamentar, o descarte ilegal de resíduos como materiais de construção, móveis e eletrodomésticos em ruas, calçadas e terrenos baldios da cidade se tornou um grande problema.
Inspiração na lei da pichação
A ideia de Schmitz é replicar o modelo de sucesso da lei municipal que já prevê o pagamento de recompensa para denúncias que resultem na identificação e punição de pichadores. O vereador acredita que, ao incentivar a fiscalização popular, será possível coibir o problema que é recorrente no município.
"Observamos todos os dias os casos de descarte de resíduos em locais públicos. Isso causa poluição visual, poluição ambiental e traz prejuízos enormes, como o exemplo que vimos do descarte que entope a tubulação de água na encosta do Morro dos Dez/Santa Luzia," destacou o vereador.
Combate à poluição e entupimento
A preocupação de Schmitz se justifica pelo volume de resíduos descartados de forma incorreta, que não apenas polui a paisagem urbana, mas também contribui para problemas de infraestrutura, como o entupimento de bueiros e tubulações, especialmente em períodos de chuva.
"Se a lei da pichação deu certo, e hoje conseguimos fiscalizar e combater essa prática, nós acreditamos que é possível fazer o mesmo com o descarte irregular de lixo, dando uma recompensa para quem se dispor a fiscalizar e denunciar," afirmou Schmitz.
Próximos Passos
O vereador informou que a sugestão será encaminhada ao Poder Executivo Municipal para que a Prefeitura realize um estudo de viabilidade sobre a implementação da nova lei. A expectativa é que o projeto seja bem recebido e entre em vigor para auxiliar na fiscalização do problema.
"Peço que a população ajude a fiscalizar. Nós, como vereadores, temos o compromisso de combater o descarte irregular e outras práticas como a pichação. Denuncie e ajude-nos a manter a nossa cidade limpa", finalizou o vereador.



