A Avenida Beira-Rio, uma das principais vias de Brusque, terá mais um trecho liberado ao tráfego neste domingo (26). A confirmação foi feita pelo vice-prefeito e secretário de Infraestrutura Estratégica, Deco Batisti, durante entrevista ao programa Rádio Revista Cidade, na manhã desta quinta-feira (23). A liberação marca a conclusão do Lote 1, que conecta os bairros Jardim Maluche e Rio Branco, e representa mais uma etapa do ambicioso projeto de expansão da avenida, que deve futuramente alcançar Dom Joaquim e, em uma segunda fase, o município vizinho de Itajaí.
Batisti explicou que, embora a via esteja sendo aberta antes do prazo final da obra, alguns ajustes ainda serão feitos. “Nós estamos liberando essa pista quase dois meses antes da conclusão contratual. A iluminação já foi licitada e a empresa está preparando a base para os postes”, afirmou. O vice-prefeito destacou que a entrega oficial — com cerimônia de inauguração — deve ocorrer apenas em março de 2026, quando todos os acabamentos estiverem finalizados.
Durante a entrevista, o secretário revelou também que a Prefeitura pretende lançar em março do próximo ano a ordem de serviço para o Lote 3, que estenderá a Beira-Rio até a Ponta do Chico Motos, em Dom Joaquim, com aproximadamente cinco quilômetros de extensão. “A licitação deve ser aberta em dezembro e, com o trâmite de homologação, a assinatura está prevista para março. Esse é mais um passo importante para conectar a cidade de ponta a ponta”, detalhou.
Deco aproveitou o espaço para alertar os motoristas sobre os cuidados ao trafegar no novo trecho, ainda em fase de ajustes. Segundo ele, a qualidade da pavimentação pode induzir ao excesso de velocidade. “A Beira-Rio está linda, ficou uma via de primeira, mas a gente precisa reforçar: a prefeitura não tem que ser babá de gente imprudente. 90% dos acidentes acontecem por descuido ou velocidade. Respeitem a vida e a via”, enfatizou.
Com a liberação deste domingo, a Beira-Rio passará a somar cerca de nove quilômetros de extensão contínua, ligando o bairro Limoeiro à região central da cidade. Quando concluída, a avenida deverá ultrapassar os 20 quilômetros, tornando-se um verdadeiro corredor de mobilidade regional, integrando Brusque a Guabiruba e, futuramente, a Itajaí.



