PF pode interromper emissão de passaporte por falta de verba

A Polícia Federal (PF) pode interromper a emissão de passaportes aos cidadãos brasileiros no fim deste ano por falta de verba orçamentária. O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou, nesta sexta-feira (24), por meio de nota, que tem atuado de forma “ativa e coordenada” para assegurar a continuidade das emissões dos documentos pela Polícia Federal, instituição subordinada à pasta federal.

“A pasta acompanha de perto a situação orçamentária e mantém diálogo constante com a área econômica do Governo Federal para viabilizar os recursos necessários à manutenção do serviço,” diz a nota pública.

Esta não é a primeira vez que a emissão do documento de viagens pode ser suspensa. Em junho de 2017 e entre novembro e dezembro de 2022, a Polícia Federal suspendeu a emissão de passaportes também por falta de verba.

O Ministério da Justiça reforçou que a emissão de passaportes é um serviço essencial ao cidadão brasileiro e que todas as medidas estão sendo adotadas para evitar qualquer interrupção do atendimento à população.

O custo para emitir um passaporte comum, em 2025, é de R$ 257,25 e, em casos específicos, a taxa pode chegar a R$ 514,50.

Homem vai a júri por disparos em festa de igreja em Guabiruba

Um homem será julgado nesta sexta-feira (31) por tentativa de homicídio qualificado após efetuar disparos de arma de fogo durante uma festa de igreja em Guabiruba, em julho de 2022. Além da tentativa de homicídio, ele responde por constrangimento ilegal e disparo de arma de fogo. De acordo com a denúncia, a confusão começou após uma discussão motivada por uma briga entre crianças. O acusado tentou agredir o pai de...
Continuar lendo...

Ciclista morre atropelado por caminhão caçamba

Um ciclista de 48 anos, perdeu a vida na tarde deste sábado (25) após ser atingido por um caminhão enquanto trafegava pelo bairro São Domingos, em Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina. Segundo a PM, o veículo envolvido era um caminhão Mercedes-Benz Atego 2730. De acordo com o motorista de 52 anos, o atropelamento ocorreu durante uma conversão, e ele só percebeu a vítima após alerta de populares. Testemunhas...
Continuar lendo...

Idosa morre e quatro ficam feridos após carro capotar em SC

Um grave acidente na tarde deste sábado (25) terminou com a morte de uma idosa de 80 anos e ferimentos em outras quatro pessoas, após o carro em que estavam sair da pista e capotar na SC-114, em Lages, na Serra catarinense. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o Chevrolet Onix foi encontrado lateralizado pelos militares, e dentro do veículo estava a idosa já sem sinais vitais. A condutora, de 77 anos, sofreu fratura no braço e dor no...
Continuar lendo...