Um homem com histórico de esquizofrenia foi baleado por policiais militares depois de investir com um facão contra equipes do Samu, bombeiros voluntários e a própria guarnição da PM, durante um surto agressivo, em Vitor Meireles, no Alto Vale do Itajaí. O caso foi registrado como homicídio doloso tentado, uma vez que o suspeito tentou atingir agentes públicos em serviço.
Segundo informações do boletim de ocorrência, os socorristas aguardavam a chegada da polícia para prestar atendimento médico quando o homem saiu correndo de sua casa armado com um facão, atingindo a ambulância e obrigando todos a se abrigarem. O irmão e o filho do agressor chegaram a se jogar em um barranco para escapar dos golpes.
De acordo com familiares, o homem havia deixado a reabilitação há seis meses e fazia uso de medicamentos controlados, mas vinha apresentando surtos durante a semana. Na manhã do incidente, estava completamente fora de controle, tornando impossível qualquer tentativa de diálogo.
Ao chegar ao local, a guarnição deu ordem para que ele largasse o facão e se deitasse, mas o homem continuou correndo em direção aos policiais com a arma levantada. Diante do risco iminente, os agentes efetuaram disparos para conter o ataque. Mesmo ferido, ele se levantou e tentou nova investida, sendo novamente alvejado.
Mesmo caído, o homem ainda lançou o facão contra os policiais, atingindo a viatura. Após ser desarmado, recebeu os primeiros socorros e, devido à gravidade dos ferimentos, foi removido de helicóptero pelo Arcanjo até o Hospital Regional de Rio do Sul.
A Polícia Militar lavrou o boletim de ocorrência, apreendeu o facão e registrou os depoimentos dos envolvidos.



