Um adolescente, está sendo investigado por divulgar conteúdos nazistas e racistas em suas redes sociais. A Polícia Civil deflagrou uma operação nesta terça feira (28) para apurar a situação, diante de indícios de que o jovem poderia estar planejando um ataque. Investigação que ocorreu em Palhoça, na Grande Florianópolis
A ofensiva foi realizada pela Delegacia de Repressão ao Racismo e a Delitos de Intolerância (DRRDI), com autorização da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Palhoça, e contou com o apoio do Cyberlab/DINTA (Diretoria de Inteligência da Polícia Civil).
Segundo a investigação, o adolescente propagava discursos de ódio, incitava violência e fazia apologia ao nazismo e ao racismo. Esses elementos levaram a polícia a suspeitar que ele pudesse estar idealizando ou planejando a execução de um ataque contra terceiros.
Durante as diligências, foram apreendidos objetos ligados à ideologia nazista, como uma bandeira com a Cruz Celta, utilizada por grupos extremistas, além de desenhos do Sol Negro e da sigla “SS”, em referência à força de repressão do regime nazista alemão. Todo o material foi encaminhado à perícia para dar continuidade às investigações.
O inquérito apura a prática de ato infracional análogo ao crime de racismo, uma vez que o investigado é menor de idade. A Polícia Civil reforça que continuará acompanhando o caso de perto, garantindo que medidas legais e de proteção à sociedade sejam adotadas.



