O que à primeira vista parece apenas uma área de mato, às margens do Rio Itajaí-Mirim, em Brusque, se revelou o abrigo improvisado de uma mulher em situação de rua. A equipe da Cidade FM recebeu a denúncia e foi até o local, na manhã desta quinta-feira (30), para verificar a situação de perto.
O ponto fica nos fundos da Praça Imigrantes de Karlsdorf, na Rua Hercílio Luz, região central da cidade. Após percorrer uma trilha estreita entre a vegetação, os repórteres encontraram uma espécie de “toca” feita com galhos e lonas, onde viviam uma mulher de 36 anos e seu cachorro.
Em conversa com a reportagem, ela contou que veio do Pará há cerca de um ano, junto do marido, e que já buscou auxílio no Albergue Municipal, onde chegou a pernoitar. No entanto, afirmou ter enfrentado dificuldades: “Tem mais vaga pra homem”, disse. Questionada se fazia uso de drogas, respondeu: “Eu só gosto de beber.” Apesar de manifestar vontade de receber ajuda, preferiu não aceitá-la naquele momento.
A Praça Imigrantes de Karlsdorf já havia sido destaque em outras reportagens da emissora por conta da presença de usuários de drogas, inclusive quando a equipe foi ameaçada por um deles. Após ações da Prefeitura e da Polícia Militar, o espaço foi revitalizado e voltou a ser um ponto de convivência e lazer, mas que volta a chamar atenção quanto às questões de vulnerabilidade social.



