A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (30), uma operação para combater crimes de lavagem de capitais, associação criminosa e exploração de jogos de azar. A ação é resultado de um inquérito instaurado a partir de uma denúncia encaminhada pelo canal ComunicaPF, que relatava a realização de rifas ilegais na cidade de Ijuí (RS).
De acordo com as investigações, o responsável pelas rifas teria fraudado os sorteios, direcionando os prêmios para pessoas próximas, com o objetivo de ocultar a origem ilícita dos valores arrecadados.
Durante a operação, foram cumpridas três ordens judiciais de busca e apreensão domiciliar, uma em Ijuí (RS) e duas em Chapecó (SC). Os policiais federais apreenderam celulares e dois veículos de luxo, além de outros materiais que podem servir como prova para o andamento das investigações.
A Vara Criminal Especializada em Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro determinou ainda a prisão preventiva do investigado, o bloqueio de R$ 4 milhões em contas bancárias e o sequestro de seis veículos ligados ao esquema.
A PF informou que as investigações seguem em andamento para identificar outros possíveis envolvidos e a extensão do prejuízo causado. Eventuais vítimas das rifas virtuais podem procurar a Delegacia de Polícia Federal em Santo Ângelo (RS) para registrar ocorrência e prestar esclarecimentos.




