Setram inicia plano para reduzir mortes no trânsito na cidade

A Secretaria de Trânsito e Mobilidade de Brusque (Setram) realizou, na tarde desta quarta-feira (29), o 1º encontro técnico para a elaboração do Plano Municipal de Redução de Mortes por Sinistro de Trânsito, reunindo servidores de todos os setores da secretaria. Participaram representantes da Diretoria de Trânsito, Diretoria de Transportes, Diretoria de Circulação, Sinalização e Segurança Viária e o setor Administrativo.

O objetivo do encontro é construir o Plano Municipal de Redução de Mortes por Sinistros de Trânsito, que servirá como instrumento norteador das políticas públicas voltadas à segurança viária no município. “Brusque está entre os municípios com altos índices de mortes no trânsito, uma realidade que não podemos aceitar”, comentou o secretário da Setram, Emerson Luiz Andrade.

“Este encontro marca o início de um trabalho coletivo, em que cada diretoria contribui com sua capacidade técnica para que possamos entregar ao município um plano sólido, com metas e ações concretas”, afirmou o secretário.

Durante a reunião, as equipes foram divididas em grupos temáticos que vão atuar em diferentes pilares estratégicos, abordando aspectos como fiscalização, educação, engenharia, mobilidade ativa, estatísticas de sinistros e celeridade nos processos administrativos de trânsito.

No final de novembro, os grupos voltam a se reunir para apresentar as propostas que darão forma à primeira versão do Plano Municipal de Redução de Mortes por Sinistro de Trânsito.

Com base nos estudos e diagnósticos realizados por esses grupos, o secretário da Setram irá elaborar um documento técnico consolidado, que será apresentado ao Poder Executivo para análise e aprovação.

Após validado, o plano será compartilhado com autoridades da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Centros de Formação de Condutores, entidades civis organizadas, imprensa e Poder Judiciário, para que as ações sejam executadas de forma conjunta e integrada, ampliando a efetividade na redução de mortes e sinistros de trânsito.

O que esperar da previsão do tempo na virada do mês em Santa Catarina?

O último fim de semana de outubro e o início de novembro devem ser marcados por instabilidade e variação de temperaturas em Santa Catarina, com sol entre nuvens, pancadas isoladas de chuva e risco baixo para ocorrências meteorológicas. A previsão é da Defesa Civil de Santa Catarina. A sexta-feira (31) será mais um dia de tempo instável. Entre os Planaltos e o Litoral, a circulação marítima mantém...
Continuar lendo...

Mulher queima mão de criança de dois anos com colher quente

Um ato de crueldade chocou moradores do bairro Cordeiros, em Itajaí, nesta quinta-feira (30). Uma mulher foi presa após queimar a mão de uma criança de apenas dois anos com uma colher aquecida no fogão, como forma de castigo. De acordo com a Polícia Militar, a agressora contou que se irritou enquanto as três crianças sob seus cuidados — duas filhas de seu companheiro e uma filha dela — brincavam em casa. Durante o momento de...
Continuar lendo...

Sujeito tinha droga na mochila e iniciou fuga que quase terminou em tragédia

O que começou como uma tentativa de escapar da polícia terminou em uma quase tragédia na tarde desta quinta-feira (30). Um homem de 47 anos ficou gravemente ferido após colidir com um caminhão durante uma perseguição policial na Rodovia Antônio Heil, em Brusque. Segundo a Polícia Militar, o motociclista havia saído de Itajaí, onde teria comprado drogas, e foi localizado transitando em alta velocidade no bairro Volta...
Continuar lendo...