Um homem investigado por integrar uma organização criminosa do Pará foi preso no bairro Cedro Alto, em Brusque, na tarde de quinta-feira (30). A ação fez parte da operação “Coalizão pela Paz”, deflagrada na manhã desta sexta-feira (31) pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Pará (FICCO/PA) e pelo Grupo de Trabalho de Facções Criminosas (GTF/NIP).
Segundo as investigações, o suspeito preso em Brusque era responsável por levantar endereços de policiais e outros agentes da segurança pública, informações que seriam usadas para a realização de atentados planejados pela facção. A prisão foi resultado de uma ação coordenada entre as polícias civis de Santa Catarina e do Pará, que atuaram de forma conjunta para evitar a fuga do investigado e preservar provas.
Ao todo, nove pessoas foram presas durante a operação, que teve como objetivo desarticular um grupo envolvido com tráfico de drogas, extorsões e ataques contra agentes públicos. De acordo com a FICCO, os investigados seriam os responsáveis por planejar e executar ações violentas, como incêndios, roubos e homicídios.
A operação contou com o apoio de diversas forças de segurança, entre elas o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Pará, a Delegacia de Investigação Criminal (DIC) de Brusque e a Coordenadoria de Operações Especiais (CORE/SC). A FICCO/PA é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil do Pará e Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP/PA), atuando de forma integrada no enfrentamento ao crime organizado.




