Santa Catarina inicia aplicação da multa por porte e uso de drogas em espaços públicos

A Polícia Militar de Santa Catarina, junto com as demais Forças de Segurança, já está realizando o trabalho efetivo de coibir o uso de drogas ilícitas em locais públicos. A lei recentemente sancionada pelo governador Jorginho Mello (Lei nº 18.987), institui a aplicação de multa pecuniária a quem for flagrado portando ou consumindo entorpecentes em ambientes públicos.

A legislação considera como ambiente público qualquer espaço aberto ou fechado nas proximidades de órgãos, instituições ou construções públicas, incluindo vias públicas, praças e parques. A proibição abrange todas as substâncias ilícitas conforme definido pela legislação federal.

“Já foram mais de 250 multas na última semana, principalmente em praças públicas. Praça é para as famílias curtirem, para as crianças brincarem em segurança, sem maus exemplos. Se deixar o pequeno delito acontecer o problema só vai crescendo e fugindo do controle. Santa Catarina é o estado mais seguro do Brasil porque a gente combate o problema na raiz”, afirmou o governador.

O infrator será multado no valor de um salário mínimo vigente. Em caso de reincidência no período de 12 meses, o valor será dobrado. A aplicação da multa não exclui outras sanções previstas na legislação penal, nem impede eventuais reparações civis.

Os valores obtidos com as multas serão destinados a políticas públicas voltadas à prevenção do uso de drogas e ao tratamento de dependentes químicos. A distribuição será feita entre o Fundo para Melhoria da Segurança Pública, o Fundo Especial Antidrogas e o Fundo Estadual de Saúde.

Chuva, raios e vento forte marcam a previsão para o Dia de Finados

  O feriado de Finados, neste domingo (2), deve ser marcado por tempo instável em boa parte de Santa Catarina. O céu deve alternar entre momentos de nebulosidade e chuva, com possibilidade de temporais nas primeiras horas do dia. Conforme informações da Defesa Civil catarinense, há chance de chuvas acompanhadas de raios, rajadas de vento e até granizo durante a madrugada e manhã, especialmente nas áreas próximas à...
Continuar lendo...

Pequenos gênios, grandes ideias: estudantes da rede municipal encantam na EduTech 2025

O Pavilhão da Fenarreco recebeu, neste sábado (1º), a terceira edição da EduTech, evento que reuniu alunos da rede municipal de ensino para apresentar projetos de robótica desenvolvidos ao longo do ano letivo. Diferente das edições anteriores, realizadas em escolas, neste ano o encontro foi aberto ao público. Uma decisão que atraiu grande número de visitantes e proporcionou um momento de aprendizado para a...
Continuar lendo...

Conta de luz vai ficar mais cara em novembro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (31) que continuará em vigor, durante o mês de novembro, a bandeira tarifária vermelha patamar 1. A decisão implica um acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos — o mesmo valor já cobrado em outubro. De acordo com a agência, a medida é necessária diante do cenário de estiagem prolongada e da queda no nível dos...
Continuar lendo...