(VÍDEO) Vereadores querem "caçar" quem despeja entulhos em espaços públicos

A Câmara de Vereadores de Brusque está disposta a apertar o cerco contra aqueles que despejam entulhos em espaços públicos, como calçadas, praças e outros locais. Depois de o vereador Leonardo Schmitz, do PL, ter abordado o assunto na sessão anterior, desta vez foi o vereador Jean Daniel dos Santos Pirola, do Progressistas, quem reforçou o que vem se tornando um problema crescente na cidade.

Na sessão desta terça-feira, 4, ele falou sobre as conversas que estão sendo realizadas para a criação de uma legislação que puna as pessoas que praticarem o delito. Pirola destacou que as discussões com o poder público giram em torno de como realizar o recolhimento e também onde destinar corretamente os entulhos. O vereador falou de 2 locais em específico onde acontecem situações parecidas. Um deles é nos fundos do Centro de Educação Infantil Max Rodolfo Steffen, no bairro Steffen, e outro no loteamento Dom Nelson, no bairro Limeira Baixa. 

Cidades como Gaspar, Blumenau e Itajaí já executam ações semelhantes, que podem servir de modelo para Brusque. Na avaliação do parlamentar, a situação do despejo de entulhos — já retratada diversas vezes pela Rádio Cidade FM — tem se tornado um problema de ordem pública e precisa de uma solução definitiva.

O vereador defende que seja elaborada uma legislação que aplique multa a quem for flagrado ou denunciado por praticar o ato de despejo de entulhos, inclusive com a possibilidade de oferecer recompensa a quem realizar a denúncia, nos mesmos moldes da lei da pichação.

Segundo ele, as conversas com a Prefeitura têm como objetivo encontrar uma saída que não traga nenhum tipo de cobrança adicional ao cidadão para que o serviço seja realizado. Na visão de Pirola, existem empresas privadas que já executam esse tipo de atividade, e o que é necessário é buscar uma forma de que essas empresas possam prestar o serviço a partir da orientação do poder público.