Comitiva do Distrito de Karlsruhe encerra visita a Brusque

A visita oficial da comitiva do Distrito de Karlsruhe, da Alemanha, a Brusque e à região do Vale Europeu, entre os dias 26 de outubro e 4 de novembro, marcou os dez anos da parceria climática entre os dois municípios. O grupo, liderado pelo administrador distrital Christoph Schnaudigel, cumpriu agenda em instituições, empresas e órgãos públicos de Santa Catarina, com foco no fortalecimento da cooperação internacional.

Durante o período, os representantes alemães participaram de encontros com autoridades locais e estaduais, incluindo a vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Böhm, e dirigentes da Associação de Municípios do Vale Europeu (AMVE), em Blumenau. No evento, prefeitos assinaram uma declaração conjunta de intenções para ampliar a colaboração entre o Distrito de Karlsruhe e os municípios do Sul do Brasil.

As discussões focaram em temas como proteção climática, eficiência energética, economia circular, mobilidade sustentável e prevenção a enchentes. Desde 2015, a parceria resultou em ações como o desenvolvimento do Atlas Solar de Brusque, implantação de iluminação pública eficiente, instalação das ecobarreiras no rio Itajaí-Mirim e programas de educação ambiental. Também foram destacados os intercâmbios acadêmicos entre a Universidade de Ciências Aplicadas de Karlsruhe e a Unifebe.

A comitiva participou ainda da terceira edição da Conferência dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovida pela Unifebe, em parceria com a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema). O encontro abordou os temas “Energia acessível e limpa”, “Indústria, inovação e infraestrutura” e “Parcerias e meios de implementação”, reiterando a importância da cooperação local para o alcance das metas globais.

Durante a visita, os alemães também conheceram empresas da região, como a ZM, de Brusque, fornecedora do setor automotivo, destacando o potencial das relações econômicas entre Baden-Württemberg e Santa Catarina.

A parceria entre Brusque e Karlsruhe, firmada em 2011, tem origem na imigração alemã do século XIX e foi ampliada em 2015 com o acordo climático internacional, apoiado pelo programa Kommunale Klimapartnerschaften, da SKEW. Desde então, as iniciativas conjuntas têm buscado soluções sustentáveis e inovadoras para os desafios ambientais e sociais comuns aos dois territórios.

Processo de Beatificação de Padre Léo avança no Vaticano

O mês de novembro começou com uma excelente notícia para todos os amigos e pessoas que acompanham o processo de Beatificação do Servo de Deus Padre Léo. Diretamente de Roma, no Dicastério para as Causas dos Santos, o presidente do Instituto Padre Léo, Padre Lúcio Tardivo, recebeu a confirmação de que teve início a fase romana do Processo de Beatificação do Servo de Deus Padre Léo, com a...
Continuar lendo...

Pesquisa da UNIFEBE é destaque em evento de ciência em Brasília

Os visitantes da 22.ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, puderam conhecer detalhes do desenvolvimento e dos resultados do projeto produzido pelo grupo de estudos de abelhas-sem-ferrão do Colégio UNIFEBE e da UNIFEBE. O trabalho foi realizado com base nos dados gerados no sistema de caixas automatizadas do Meliponário UNIFEBE e foi orientado pela consultora e professora Márcia...
Continuar lendo...

Câncer de Boca pode ter cura se diagnosticado em fase inicial

De 1º a 7 de novembro, é realizada em todo o país a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal. No Brasil, são registrados, em média, 15 mil novos casos da doença por ano, e Santa Catarina ocupa a sétima posição entre os estados com maior incidência. O câncer de boca é um tumor maligno que pode afetar os lábios, gengivas, bochechas, céu da boca, língua e regiões...
Continuar lendo...