Na tarde desta quarta-feira (5), o programa Conexão 92 recebeu o agente da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB), Adriano Rocha, responsável pelo projeto Trânsito Quiz. Em sua quinta edição, a iniciativa de educação para o trânsito já alcançou mais de seis mil alunos da rede municipal de ensino e terá sua solenidade de formatura no próximo dia 11, no teatro do Centro Empresarial de Brusque.
“Primeiramente, eu tenho que agradecer o pessoal que apoia o projeto, acredita no Trânsito Quiz e na educação para o trânsito. Isso é muito importante pra gente ter um trânsito melhor no futuro”, afirmou Adriano, destacando que o programa vem se consolidando ano após ano. Segundo ele, “mais de 6 mil alunos já participaram do projeto e receberam instruções de trânsito. Ou seja, lá no futuro, são 6 mil motoristas conscientes.”
Durante a entrevista, o agente ressaltou que o objetivo principal é formar cidadãos mais responsáveis e humanos no trânsito. “O programa tem um compromisso de trabalhar com as crianças e resgatar valores. Mostrar o que precisamos pra ter um trânsito mais humano. Porque a todo momento temos que ser fiscalizados, e isso mostra que estamos perdendo parte da nossa civilização. O Trânsito Quiz vem justamente pra resgatar isso.”
O projeto envolve todas as escolas municipais de Brusque e segue um formato de competição. “Começamos em março e encerramos agora, no dia 11 de novembro. São 16 ou 17 escolas participantes. A cada etapa, as turmas competem entre si, até chegarem à grande final com três escolas finalistas: Ângelo Dognini, Cedro Alto e Paquetá”, explicou Adriano. Ele acrescentou que a escola Paquetá, inclusive, é uma das mais tradicionais na competição, com histórico de vitórias e boa colocação em todas as edições.
A metodologia inclui aulas teóricas e práticas ministradas pelos agentes de trânsito, além de materiais didáticos, como cartilhas ilustradas. “A gente aborda sinalização, deslocamento até a escola, respeito às placas e regras de segurança. E também falamos sobre bicicleta, porque é a realidade deles agora, e futuramente sobre os autopropelidos, que exigem mais responsabilidade”, explicou.
Adriano comentou que a formação das crianças reflete diretamente na mudança de comportamento dos adultos. “A gente recebe retorno dos pais que dizem que os filhos estão cobrando mais atenção no trânsito. Muitos dizem: ‘meu filho tá me corrigindo, pedindo pra colocar o cinto, pra respeitar o semáforo’. Isso mostra que a educação funciona.”
Durante a formatura, o evento contará com atrações culturais e premiações. “O Willi Wurst vai estar lá, com teatro e interação com as crianças. Também teremos transmissão ao vivo feita pela Secretaria de Educação. E as equipes vencedoras vão receber prêmios, como passeio ao Planetário Space, vales de alimentação e ingressos para o cinema”, destacou.
Adriano ressaltou a importância da participação da comunidade e do reconhecimento ao esforço das crianças. “Elas estudam, se dedicam. Ano passado, tivemos uma aluna que acertou todas as 21 questões da final, explicando cada uma. Isso mostra o tipo de cidadão que estamos formando, consciente e comprometido com o trânsito seguro.”
O agente também defendeu que a educação para o trânsito seja incluída de forma permanente no currículo escolar. “Eu sonho em ver o dia em que educação no trânsito será parte da grade curricular, assim como matemática ou geografia. Isso, junto com primeiros socorros, faria toda a diferença.”



