(VÍDEO) PEC 38 ameaça estabilidade e direitos, alerta presidente de Fetramesc

A proposta de Reforma Administrativa, conhecida como PEC 38, voltou a preocupar servidores públicos em todo o país. O texto, que tramita na Câmara dos Deputados, é visto por representantes da categoria como uma ameaça direta à estabilidade, aos concursos públicos e à negociação coletiva no setor público.

O tema foi abordado na manhã desta sexta-feira (7) durante entrevista com Orlando Soares Filho, presidente da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado (Fetramesc), no programa Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade FM. Soares comentou a recente mobilização nacional em Brasília, que reuniu cerca de 20 mil servidores de todo o país, e explicou por que a categoria considera a proposta um retrocesso.

Segundo ele, a federação participou de reuniões e protestos na semana do servidor público para pressionar o Congresso a rever o texto. “A principal crítica é a falta de transparência e o fato de a PEC não incluir nossa maior reivindicação, que é a negociação coletiva no setor público”, destacou o dirigente. Ele lembrou que o documento foi protocolado sem diálogo com as entidades sindicais que representam os trabalhadores.

Orlando também alertou para o impacto que a proposta traria às carreiras públicas, especialmente pela criação de vínculos temporários de até dez anos, sem garantia de estabilidade. “A PEC 38 fragiliza um dos principais instrumentos que é o concurso público”, afirmou.

Durante a entrevista, o presidente da federação revelou que a pressão feita por sindicatos e entidades já surtiu efeito: parte dos deputados retirou as assinaturas de apoio à proposta. “Conseguimos o recuo de 10 a 12 parlamentares. Agora queremos que a PEC seja amplamente discutida antes de qualquer votação”, explicou.

Ao final, Soares foi categórico sobre a posição da categoria: “Hoje eu concordo e assino embaixo com o discurso do nosso presidente: ela é imprestável. Isso é para nada. Segundo ele, a mobilização deve continuar, com o objetivo de impedir que a proposta avance e de defender um Estado que garanta direitos e serviços de qualidade à população.

(VIDEO) Novas placas de sinalização serão instaladas e liberadas neste fim de semana no Jardim Maluche

A reportagem da Cidade FM esteve no local onde a Secretaria de Trânsito de Brusque está realizando mudanças importantes na sinalização viária na Augusto Bauer, especialmente no trecho que cruza com a Rua Hugo Schlosser, próximo à rotatória. As novas placas já foram instaladas e devem ser destampadas e entrar em funcionamento neste fim de semana. Entre as sinalizações colocadas...
Continuar lendo...

Colisão entre motos deixa jovens feridos no Santa Terezinha

Duas pessoas ficaram feridas em um acidente entre duas motocicletas na manhã desta sexta-feira (7), na Rua Santos Dumont, no bairro Santa Terezinha, em Brusque. O caso mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu ao local por volta das 06h15. Segundo as informações, os veículos envolvidos eram duas motos Honda Fazer, uma vermelha e outra preta. O condutor da moto vermelha, um jovem de 26 anos, foi encontrado consciente, mas desorientado e sem capacete. Ele...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Marcos Vieira ironiza: “Do jeito que vai, o Rio vai ter cinco senadores e Santa Catarina só um”

Durante entrevista ao programa Rádio Revista Cidade, da Cidade FM, na manhã desta quinta-feira (6), o deputado estadual Marcos Vieira (PSDB) ironizou a possibilidade de Carlos Bolsonaro (PL-RJ) disputar uma das vagas ao Senado por Santa Catarina nas eleições de 2026 e criticou o atual senador Jorge Seif (PL-SC), que é natural do Rio de Janeiro. Vieira lembrou que Seif também é oriundo do estado fluminense e afirmou que essa prática de...
Continuar lendo...