(VÍDEO) Campanha alerta para prevenção do câncer de boca

No Conexão 92 desta segunda-feira (10), o convidado foi o doutor Jeison Alexandre, coordenador de Saúde Bucal da Atenção Básica de Brusque, que falou sobre a Semana de Prevenção ao Câncer de Boca e os cuidados necessários para identificar precocemente a doença.

O profissional explicou que as ações de prevenção estão sendo realizadas em todas as unidades de saúde do município. “Unimos a campanha nacional de prevenção ao câncer bucal com o Novembro Azul, porque a maior incidência da doença é entre homens acima de 40 anos. As equipes estão promovendo palestras, orientações e atividades educativas nas comunidades e nos grupos de tabagismo”, destacou.

Segundo o doutor Jeison, o câncer de boca é uma das formas mais agressivas da doença e está fortemente relacionado ao consumo de álcool e cigarro. “O tipo mais comum é o carcinoma epidermoide, responsável por cerca de 90% dos casos. Em Brusque, tivemos 26 notificações em 2024 e, neste ano, já contabilizamos seis casos”, informou.

O especialista alertou sobre os sintomas mais frequentes, como feridas persistentes na boca, rouquidão, dificuldade para engolir, sangramentos e manchas avermelhadas ou esbranquiçadas. “Essas lesões podem ser confundidas com aftas, mas enquanto as aftas cicatrizam em até 14 dias, o câncer não regride. É importante ficar atento e procurar o dentista se algo diferente aparecer”, ressaltou.

Ele também explicou como é feito o diagnóstico. “Quando há suspeita, encaminhamos o paciente para biópsia com o setor de estomatologia do Centro de Especialidades Odontológicas. A partir do laudo, iniciamos o tratamento, que envolve cirurgia e, dependendo do caso, radioterapia e até quimioterapia.”

O coordenador reforçou que o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura. “Quando descoberto no início, o prognóstico é de 80% a 100% de cura. O problema é que mais da metade dos pacientes chega ao consultório em estágio avançado, o que reduz muito as chances de recuperação.”

Jeison também comentou que traumas recorrentes, próteses mal adaptadas e higiene inadequada podem contribuir para o surgimento da doença. “Todo trauma constante em boca pode gerar lesões que evoluem para câncer. Também há relação com o HPV e até com o consumo de chimarrão ou mate muito quente, que causa irritação crônica na mucosa.”

O dentista ressaltou ainda a importância das consultas regulares. “As pessoas precisam entender que o cuidado é durante o ano todo, não só nas campanhas. O ideal é procurar atendimento médico e odontológico a cada seis meses ou, no máximo, uma vez por ano. E não ir ao dentista apenas quando há dor ou cárie, é preciso conversar, tirar dúvidas e se prevenir.”

Durante a entrevista, o coordenador destacou também a importância do autoexame bucal, que pode ajudar na detecção precoce. “É simples: em um local bem iluminado e com espelho, a pessoa deve observar os lábios, gengiva, língua, garganta e bochechas. Qualquer alteração, dor ou mancha diferente deve ser avaliada por um profissional.”

Mulher morre em colisão violenta entre moto e caminhões

Uma colisão violenta envolvendo uma moto e dois caminhões deixou uma mulher morta na tarde desta segunda-feira (10). O impacto foi tão forte que a moto ficou completamente destruída e parte da carga de um dos caminhões se espalhou pela pista. O acidente aconteceu em Apiúna, próximo ao centro do município. Segundo informações divulgadas pelo portal RBA TV, a vítima pilotava a motocicleta e não resistiu aos...
Continuar lendo...

Prefeitura diz que ventos fortes causaram danos no Parque da Saudade

Os fortes ventos registrados no último fim de semana em Brusque, provocados pela formação de um ciclone extratropical no litoral catarinense, causaram danos a diversos túmulos no Cemitério Parque da Saudade. O episódio ocorreu na tarde de sábado (8), por volta das 13h30, quando servidores da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, responsável pela administração do cemitério, registraram em vídeo a...
Continuar lendo...

Homem leva tiro no rosto após tentar invadir casa da ex-mulher

Um homem foi baleado no rosto ao tentar invadir a residência da ex-companheira na madrugada do último sábado (8). O crime ocorreu por volta de 01h, quando o invasor, armado com uma faca, arrombou a porta e tentou entrar na casa, segundo a Polícia Militar, em Ibicaré, no oeste de Santa Catarina. Conforme a PM, no local, o atual marido da ex-companheira reagiu e disparou contra o homem, que foi atingido no rosto. A mulher relatou ainda que já havia...
Continuar lendo...