Ligas Acadêmicas de Medicina da UNIFEBE criam campanha para apoiar a testagem de medula óssea

Desde 2022, o número de pessoas que precisam de um transplante de medula óssea cresceu 25,8% no Brasil. De acordo com o Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea – Redome, naquele ano eram 1.637 pacientes na fila, aguardando um doador compatível, enquanto em 2024, o número passava de 2 mil.

Esses dados revelam a relevância do procedimento, essencial para o tratamento de doenças graves do sangue e do sistema imunológico, como leucemias, linfomas, aplasia de medula, síndromes de imunodeficiência e mielomas múltiplos. No transplante, a medula óssea doente ou deficitária é substituída por uma saudável, o que pode, de fato, salvar a vida do paciente.  

Apesar de o conjunto de genes que determina a compatibilidade da medula óssea ser transmitida pelo pai (50%) e pela mãe (50%), a maioria dos pacientes não encontra doador compatível na família.

Pensando em contribuir para o aumento do número de doadores registrados no Redome, as Ligas Acadêmicas de Medicina da UNIFEBE iniciaram ações para conscientizar toda a comunidade para realizar a testagem de medula óssea. Como incentivo, a UNIFEBE disponibilizará, todas as segundas-feiras, uma van, que levará ao Hemosc, em Blumenau, os interessados em contribuir com a campanha. Lá, será possível realizar a testagem de medula óssea e também doar sangue.

“A campanha abraçada pelas Ligas Acadêmicas de Medicina também é um convite à comunidade em geral, que gostaria de contribuir, mas não tem como se deslocar até o Hemosc em Blumenau. Nesse sentido, nossa instituição está disponibilizando o transporte para, juntos, mudarmos esses números”, ressalta a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edinéia Pereira da Silva.

Para realizar a testagem, é necessário portar um documento original com foto, ter entre 18 e 35 anos completos e estar saudável. O teste não dói e é feito por profissionais do Hemosc, que colhem uma pequena amostra de sangue (5 ml) das veias. Ao realizar a testagem, a classificação da medula óssea é automaticamente registrada no Redome. 

As inscrições para os interessados em ir com a UNIFEBE para o Hemosc podem se inscrever no site unifebe.edu.br.

PM detém mulheres com R$ 62 mil em iPhones e medicamentos irregulares

Três mulheres foram detidas pela Polícia Militar de Itajaí após descerem de um ônibus no Terminal Rodoviário da cidade com oito celulares da marca Apple e canetas emagrecedoras sem as devidas notas fiscais. O caso aconteceu na tarde desta quarta-feira (12). Uma guarnição da PM solicitou apoio do Motopatrulhamento Tático da ROCAM para compareceu ao local, no bairro Cidade Nova, pois haviam recebido denúncias de que algumas...
Continuar lendo...

“Tentou livrar todo mundo”: ato heroico marca despedida de caminhoneiro morto na BR-376

A morte de Alisther Hubl do Rosário, de 22 anos, provocou uma onda de comoção entre familiares, amigos e colegas de estrada. O jovem caminhoneiro, natural de Itajaí (SC) e morador de Barra Velha, perdeu a vida em um grave acidente ocorrido na manhã de quarta-feira (12), na BR-376, em Guaratuba, no litoral do Paraná. Casado e pai de um bebê, Alisther conduzia uma das carretas envolvidas na colisão que bloqueou totalmente o...
Continuar lendo...

Suspeito de roubar padaria em Guabiruba planejava fuga, diz polícia

A Polícia Militar divulgou mais uma informação a respeito do suspeito de roubar uma padaria na Rua Brusque, no bairro São Pedro, em Guabiruba. O crime aconteceu na manhã desta terça-feira (11), mas o homem foi preso na tarde de quarta (12), durante uma operação das forças de segurança. Ele confessou ter cometido o crime. Com o rapaz, a polícia localizou um simulacro de arma de fogo – um objeto que imita uma...
Continuar lendo...