UNIFEBE inaugura laboratório referência em monitoramento e sustentabilidade da água

O Centro Universitário da Fundação Educacional de Brusque – UNIFEBE inaugurou nesta quinta-feira (13), o Laboratório de Águas Vale do Itajaí-Mirim, um espaço para ensino, pesquisa e extensão, que amplia a capacidade de análise e monitoramento da qualidade da água no Vale do Itajaí.

A estrutura, viabilizada com recursos do Programa MultiLab SC contou com o apoio financeiro do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc). Ao todo, R$ 2,5 milhões foram investidos, sendo 2% desse valor aportados pela própria UNIFEBE, para a compra dos equipamentos de última geração voltados ao tratamento de água e efluentes, análises químicas avançadas, monitoramento ambiental e desenvolvimento de tecnologias para gestão hídrica.

Ao destacar a importância do Laboratório para o avanço científico e ambiental dos Vales do Itajaí e de todo o estado, a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, lembrou que Brusque e região abrigam um dos principais parques têxteis de Santa Catarina e que, somado a outros setores, como o metalmecânico e de alimentos, impactam diretamente na poluição do rio, agravada pela ausência de tratamento de esgoto sanitário. “Com o apoio concedido pela Fapesc, por meio do Programa MultiLab, a UNIFEBE ampliou sua capacidade de análise da qualidade da água, utilizando tecnologias de ponta para detectar metais pesados, hormônios e fármacos. Esse investimento público fortalece a pesquisa, fomenta parcerias institucionais e contribui diretamente para a gestão hídrica e o desenvolvimento sustentável do Vale do Itajaí-Mirim”, avalia.

Para o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, a entrega do laboratório simboliza o compromisso do Governo do Estado, sob a liderança do governador Jorginho Mello, em levar ciência e inovação para perto das realidades locais e demonstrar como o investimento público pode gerar resultados concretos para o meio ambiente e a sociedade. “Este laboratório mostra, na prática, o que significa fazer inovação a partir das demandas regionais. A estrutura instalada em Brusque amplia a capacidade de monitoramento da qualidade da água e oferece suporte científico para decisões que impactam diretamente a vida das pessoas. É um avanço que fortalece o papel da UNIFEBE e de outras instituições de ensino como protagonistas no desenvolvimento sustentável do Vale do Itajaí”, ressalta.

Em linha semelhante, a diretora de Ciência e Tecnologia e Inovação da Fapesc, Valesca Tratsk, afirmou que o investimento tem proporcionado para as instituições catarinenses laboratórios de ponta, que devem colaborar com o avanço da pesquisa no estado. Ela destacou o volume de 34 mil pessoas que já utilizaram os mais de 40 laboratórios equipados com fomento da instituição e a contribuição que os trabalhos nos locais podem proporcionar para o desenvolvimento estadual. “Nós temos, em Santa Catarina, uma equipe de pesquisadores de excelência. O papel do poder público é proporcionar aos pesquisadores o material que eles precisam para que essa pesquisa se torne ainda mais produtiva e, ao final, seja lançada e o mundo possa ver”, indica.

Lab Águas

Localizado no Bloco D, do campus Santa Terezinha, o laboratório possui 72 metros quadrados e conta com equipamentos de alta precisão, tecnologias de sensoriamento remoto e reagentes essenciais para análises, como o drone DJI Matrice 350 RTK, o espectrofotômetro de absorção atômica SHIMADZU AA-7800F/AAC, o cromatógrafo em fase gasosa SHIMADZU GC-2050 e o espectrômetro de massas triplo quadrupolo SHIMADZU LCMS-8045.

“Com os recursos recebidos, o laboratório passou a contar com equipamentos modernos capazes de identificar contaminantes emergentes, metais pesados e compostos orgânicos com precisão e confiabilidade. Isso eleva o nível das pesquisas realizadas na região e contribui para orientar ações de gestão ambiental e saúde pública. O apoio da Fapesc também fortalece parcerias com instituições como a Defesa Civil e a Prefeitura de Brusque, além de impulsionar a formação de estudantes e pesquisadores, consolidando o Vale do Itajaí como polo de referência em monitoramento hídrico e sustentabilidade ambiental”, explica a coordenadora do projeto, professora Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop.

MultiLab SC

A UNIFEBE é uma das 19 Instituições de Ensino Superior contempladas no programa que, por meio do edital 15/2023, selecionou projetos voltados ao uso compartilhado de espaços laboratoriais nas áreas de Ciências Agrárias, Biológicas, Saúde e Engenharias. As iniciativas estão alinhadas a temas estratégicos definidos pelo Governo do Estado, como Saúde Única (One Health), Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos. O MultiLab SC beneficiará 50 projetos e 14 cidades de todas as regiões catarinenses.

O laboratório dá suporte ao projeto de pesquisa “Mapeamento e Acompanhamento da Qualidade da água do rio Itajaí-Mirim”, que mapeará o rio Itajaí-Mirim desde sua nascente, em Vidal Ramos, passando por Botuverá, Brusque e sua extensão em Guabiruba. Os vários pontos de coleta, serão comparados com a água da nascente para uma avaliação de como o rio está chegando à sua foz.

“A pesquisa tem como objetivo principal elaborar uma análise da contaminação por metais pesados, hormônios e medicamentos na bacia hidrográfica do rio Itajaí-Mirim, por meio da determinação da concentração destes compostos. O laboratório se propõe a realizar o acompanhamento do Rio Itajaí-Mirim e seus grandes afluentes, desde suas principais nascentes até o limite entre Brusque e Itajaí. Para isto, além da coleta de amostras para análise da água, será necessário realizar o mapeamento e monitoramento dos principais efluentes”, elucida a professora.

O projeto vem sendo desenvolvido pela UNIFEBE desde fevereiro de 2024, por pesquisadores doutores e acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Química. O intuito é que o Rio Itajaí-Mirim seja um objeto de estudo contínuo, ampliado também para o Colégio UNIFEBE e para todos os cursos de Graduação da instituição.

Além da pesquisa, o Laboratório também possibilitará que a UNIFEBE ofereça serviços de análise de água e efluentes aos mais diversos setores de serviço de Brusque e região.

(VÍDEO) Moradores contestam transportadora no Jardim Maluche

  A presença de uma empresa de logística nos fundos da Rua Otto Kuchenbecker, no Jardim Maluche, Zona 2, tem gerado um impasse entre moradores e o empreendimento. Segundo relatos da comunidade, o local não seria destinado para instalação de uma transportadora, conforme diretrizes urbanísticas vigentes e decisões históricas da associação de moradores. Durante a visita da reportagem à rua, foi possível...
Continuar lendo...

Jovem cai de moto ao passar em área de obra no Santa Terezinha

Uma jovem de 22 anos se feriu ao cair de moto na madrugada desta sexta-feira (14), por volta das 04h40. O acidente foi na Rua Vendelino Maffezzolli, no bairro Santa Terezinha, em Brusque, nas proximidades da rotatória da Unifebe. Segundo o Corpo de Bombeiros, a guarnição foi acionada e encontrou a motociclista da Honda Biz de cor branca sentada na via, ainda utilizando capacete. Conforme foi relatado à corporação, a queda ocorreu após a jovem...
Continuar lendo...

Idosa é vítima do “golpe do bilhete premiado”

Uma idosa foi vítima do conhecido “golpe do bilhete premiado” no início da tarde desta quinta-feira (13), por volta das 12h22min, em Gaspar. A Polícia Militar foi acionada por funcionários de uma cooperativa de crédito, que desconfiaram da movimentação e perceberam que a mulher estava sendo orientada por golpistas. Segundo a PM, a vítima foi abordada por uma mulher desconhecida que afirmou possuir um bilhete premiado de...
Continuar lendo...