Confira o primeiro relatório de balneabilidade da temporada 2025-2026 em SC

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou nesta sexta-feira, 14 de novembro, o primeiro relatório de balneabilidade da temporada 2025-2026. O documento apresenta o balanço das cinco últimas análises consecutivas que foram iniciadas na semana do dia 06 de outubro de 2025.

De acordo com as amostras coletadas nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 190 estão próprios para banho, o que representa 79,83%. Em Florianópolis, dos 87 pontos analisados, 67 estão adequados para banho, o que equivale a 77,01%.

Todas as informações e considerações técnicas do relatório podem ser conferidas na íntegra aqui:

https://balneabilidade.ima.sc.gov.br/relatorio/downloadPDF/2025-11-14

No site, as informações são atualizadas automaticamente e todo cidadão pode acompanhar os relatórios emitidos, bem como, o resultado mais atualizado da propriedade de cada ponto, basta clicar nas bandeirinhas que aparecem no mapa ou conferir o menu ‘histórico’.

Legislação

O Programa de Monitoramento da Balneabilidade é regulamentado pela Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº 274/2000, que estabelece critérios para a classificação das praias como próprias ou impróprias para banho, baseado na concentração da bactéria Escherichia coli.

A água é considerada:

Própria: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.

Imprópria: quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

Cronograma

O Programa de Monitoramento de Balneabilidade do IMA segue um cronograma prévio de coletas provendo transparência e publicidade ao processo. Desta forma, todo cidadão pode acompanhar quando haverá coleta em determinado ponto, bem como, as datas de publicação dos relatórios.

Divulgação

À medida que as análises vão sendo concluídas pelo laboratório do IMA, o resultado do ponto é atualizado automaticamente e pode ser conferido no mapa do site: https://balneabilidade.ima.sc.gov.br/

Para acompanhar os resultados das coletas, basta clicar na bandeirinha do ponto de interesse e conferir no mapa do site o status da propriedade do ponto e a data da última coleta realizada no local.

O site também possui o menu histórico, um espaço de pesquisa onde é possível acessar localização, datas, horários, condições do vento, maré, entre outras informações que são registradas no momento da coleta e o histórico dos resultados da condição própria ou imprópria de cada ponto amostrado.

De outubro a março, o IMA realiza o monitoramento da balneabilidade das praias catarinenses semanalmente e às sextas-feiras, divulga um release com o balanço da semana. Já entre os meses de abril e setembro, a pesquisa e a divulgação são mensais.

Mulher persegue outra de SP a Brusque por motivo fora do comum

Uma mulher de 46 anos foi presa pela Polícia Militar nesta sexta-feira (14), no bairro São Luiz, após ser identificada como autora de um caso de perseguição (stalking) que vinha causando medo e insegurança a uma jovem de 26 anos. Segundo a PM, tudo começou quando as duas se conheceram durante um evento profissional em Joinville. A autora se aproximou da vítima dizendo ter gostado de seu trabalho. A partir daí, o que parecia...
Continuar lendo...

Idosa é rendida e roubada dentro de casa no Volta Grande

A noite tranquila desta sexta-feira (14) no bairro Volta Grande, em Brusque, foi interrompida por uma ação criminosa que levou medo e tensão aos moradores da Rua Abraão de Souza e Silva. A Polícia Militar foi acionada após uma idosa de 61 anos ser rendida dentro da própria casa por três homens armados, que invadiram o local e anunciaram o assalto. Segundo relato da vítima, ela estava na sala quando ouviu um barulho vindo da porta....
Continuar lendo...

(ÁUDIO)Após reclamações, Prefeitura de Brusque remove comércio irregular de móveis em áreas públicas

Após diversas reclamações feitas ao longo das últimas semanas durante o programa Rádio Revista Cidade, da Cidade FM, a Prefeitura de Brusque realizou na manhã desta terça-feira uma operação de fiscalização para coibir a venda irregular de móveis em áreas públicas do município. A ação foi confirmada pela secretária de Planejamento (SEPLAN), Heloísa Almeida, em...
Continuar lendo...