Alerta da Polícia Civil de Brusque: novo golpe usa reconhecimento facial para furtar contas bancárias
A Polícia Civil de Brusque, emitiu um alerta à população nesta sexta-feira (14) sobre um novo golpe que vem sendo aplicado por criminosos em diferentes regiões do Estado. A fraude combina estelionato com furto de valores de contas bancárias e utiliza aplicativos de mensagens para enganar as vítimas com estratégias cada vez mais sofisticadas.
Segundo a Polícia Civil, os golpistas entram em contato afirmando ser advogados das vítimas. Para dar credibilidade à farsa, enviam fotos, documentos falsificados e até números de processos que aparentam ser reais. Em seguida, ligam para a vítima informando que “seu processo foi encerrado com êxito” e que há um valor disponível para recebimento.
O passo seguinte consiste em induzir a vítima a participar de uma suposta reunião virtual, por videochamada, com alguém apresentado como “diretor” ou “chefe do fórum”, que orientaria sobre o recebimento do dinheiro. Porém, diferentemente de golpes tradicionais, os criminosos não pedem transferência bancária ou depósitos.
O objetivo é outro: durante a videochamada, os golpistas orientam a vítima a realizar um falso “procedimento de proteção de dados”. Nesse momento, o reconhecimento facial da vítima é capturado e utilizado para acessar sua conta bancária por meio do sistema de biometria. Assim, os criminosos conseguem efetuar saques e transferências de altos valores sem que a pessoa perceba imediatamente.
A Polícia Civil segue investigando os casos e reforça o pedido para que a população compartilhe o alerta, evitando que mais pessoas sejam vítimas desse novo tipo de estelionato.



