(VÍDEO) Cerol em linhas de pipa está provocando preocupação

O uso de linhas com cerol para empinar pipa tem causado medo entre moradores do bairro Rio Branco, em Brusque. A preocupação ganhou destaque novamente na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira, 18 de novembro, após o vereador Valdir Hinselman (PL) relatar um caso recente de acidente envolvendo uma criança.

Segundo o parlamentar, a menina caminhava próximo a um Centro de Educação Infantil quando foi atingida por uma linha com cerol. Ela só não perdeu a visão porque usava óculos, que ficaram danificados com o impacto do material cortante. A imagem do risco no vidro do acessório foi apresentada na tribuna para alertar sobre o risco de tragédias.

Hinselman afirmou que as reclamações vêm se tornando frequentes entre os moradores do bairro Rio Branco e acrescentou que o problema vai além do risco físico.

“É um problema que também deixa a cidade feia devido à grande quantidade de pipas enroscadas na fiação. Na creche mesmo, todo dia as professoras e zeladores têm que olhar pra ver se não ficou alguma pipa pendurada em algum lugar pra colocar em risco as crianças.”

O vereador também destacou que os impactos atingem outros grupos da comunidade.

“Os motoboys também têm demonstrado preocupação com risco de serem atingidos quando fazem as entregas”, pontuou o parlamentar. 

Apesar de existir legislação municipal que proíbe o cerol, o parlamentar alertou que faltam ações de fiscalização e punição para quem utiliza o material, que pode causar ferimentos graves e até mortes.

Com o aumento das ocorrências, uma reunião foi agendada para a próxima segunda-feira, às 18h30, no próprio bairro Rio Branco. O encontro deve reunir representantes da Prefeitura, da Polícia Militar, do setor de segurança pública e moradores para discutir estratégias de identificação e responsabilização de quem utilizar cerol nas linhas.

Hinselman encerrou o alerta afirmando que, sem medidas efetivas, há risco de acidentes graves como os que já ocorreram em outras cidades da região, principalmente no litoral.

(VÍDEO) Investigação aponta autor de mutilação de suínos em propriedades no Zantão

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Investigação Criminal (DIC) de Brusque, concluiu as investigações referentes à invasão de propriedades rurais e mutilação de suínos ocorridas na região do bairro Zantão, no dia 21 de outubro de 2025. Na ocasião, duas propriedades rurais foram alvo de vandalismo. Em uma delas, quatro porcos foram mutilados, resultando na morte de dois animais...
Continuar lendo...

Homem é preso por tráfico de drogas após abordagem no Azambuja

Um homem de 43 anos foi preso por tráfico de drogas na manhã desta terça-feira (18), por volta das 10h15, durante uma operação de patrulhamento da Polícia Militar nas proximidades do Bairro Azambuja. Os policiais realizavam rondas quando identificaram um veículo suspeito de envolvimento com o tráfico na região. Durante a abordagem, nada de ilícito foi encontrado inicialmente com o motorista. Porém, segundo a PM, o...
Continuar lendo...

Cartão de crédito segue como principal vilão do endividamento em SC

O cartão de crédito continua sendo o grande responsável pelo endividamento das famílias catarinenses. Em outubro, 89,8% dos consumidores de Santa Catarina usaram essa forma de pagamento, o maior índice registrado no ano, conforme dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgada pela Fecomércio SC em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC). O número representa um aumento...
Continuar lendo...